Pioneiro destaque e sócio benemérito são homenageados pela AAPI

Divulgação

27ª Semana do Aposentado foi realizada entre os dias 20 1 21 de setembro

A Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) entregou os títulos de “Pioneiro Destaque” e “Sócio Benemérito” como parte da programação da 27ª Semana do Aposentado. O evento foi realizado no Clube dos Pioneiros, onde também ocorreu a segunda edição do Congresso dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (Congapi), nos dias 20 e 21 de setembro.

A AAPI prestou homenagem à Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga (ANBI) pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O presidente da AAPI, Elias Caetano Ferreira, abriu o evento com uma citação ao trabalho do amigo Edízio Simplício Netto, ex-presidente da entidade, falecido no último dia 31 de agosto. “Depois de todos esses anos não é fácil pra nós fazermos a primeira semana dos aposentados sem o Simplício”, disse.
Mesa de honra

Além de Elias Caetano, também compuseram a mesa na solenidade realizada no Clube dos Pioneiros: Roberto Luís Prosdocimi Maia, diretor executivo da Usiminas, que representou o presidente da siderúrgica, Sérgio Leite de Andrade; Nardyello Rocha, prefeito de Ipatinga; Adriana Leite, superintendente da Fundação São Francisco Xavier, instituição parceira da AAPI; Jadson Heleno, presidente da Câmara Municipal de Ipatinga; Geraldo Crisóstomo, diretor da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo; Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, regional Vale do Aço; Cláudio Zambaldi, presidente da ACIAPI – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ipatinga; Lindon Jhonson de Toledo, capitão da Polícia Militar, que representou o comandante do 14º BPM – Juliano Lemos Dias; Shigetaka Hiraga, diretor executivo da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation; Ilton Câmara, assessor do deputado federal Leonardo Quintão; e Yoshiro Togura, presidente da ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga.


Mauro Oscar é Sócio Benemérito; médico e advogado pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mauro Oscar é Benemérito
A diretoria da AAPI indicou o médico Mauro Oscar Soares de Sousa Lima, superintendente do Hospital Márcio Cunha, como “Sócio Benemérito” da entidade.

Mauro Oscar é médico e advogado pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós-graduação em Gestão Hospitalar e sistemas de saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor de qualidade pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade. Atuou como professor em cursos de pós-graduação e desde 2012 está no cargo de superintendente do HMC.

Em âmbito estadual, é vice-presidente da Saúde Suplementar da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais. Atua também como funcionário internista, chefe do departamento médico do Hospital Márcio Cunha e gerente de assistência.

Mauro Oscar é casado com a também médica Letícia Guimarães Carvalho, pediatra, e pai de Luiza Carvalho (estudante de Direito) e Maria Carvalho, estudante de Medicina, ambas nascidas em Ipatinga.

Elias Caetano entrega o título Pioneiro Destaque ao Xisto

Pioneiro destaque entrou para a Usiminas na época de sua construção

Outra indicação da AAPI é o título de “Pioneiro Destaque” entregue ao senhor Xisto Soares de Amorim (86 anos), aposentado da Usiminas residente no bairro Bom Retiro. Ele nasceu em Guanhães em 6/04/1932, é casado com Ilta Cesário Alves Soares (68), com quem teve quatro filhos: Ronaldo Alves, Rildo Alves, Rogéria Alves e Ricardo Alves. Xisto entrou para a Usiminas na época de sua construção. Foi trabalhar no setor de Vigilância e depois transferido para a Laminação.

Agenda

Na tarde de segunda-feira (24) os diretores da AAPI fizeram uma reunião de avaliação dos dois eventos. O objetivo principal foi discutir a viabilidade técnica e econômica para o cumprimento das diretrizes aprovadas pelos associados durante o II Congapi. Elias Caetano disse que o evento focou em quatro eixos temáticos para facilitar os debates: Direito do idoso, Independência e bem-estar social, Cidadania e participação e saúde.

Para o presidente da AAPI é necessário seguir continuar o trabalho de conscientização das pessoas sobre a necessidade de buscar maior qualidade de vida: “Envelhecer de forma saudável deve ser uma busca comum a todos”, concluiu.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar