Plantação de Eucalipto está danificando recursos hídricos no Norte de Minas

A plantação de eucalipto pode danificar recursos hídricos no semiárido de Minas Gerais.

A tese é do técnico Walter Viana, encarregado pela fiscalização ambiental na Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Supram). Ele defende a proibição de mais plantios de eucalipto.

Segundo Walter, o eucalipto consome 230 litros de água por metro quadrado, além de provocar o rebaixamento do nível freático.

A média de precipitação no Norte de Minas é de  mil milímetros por ano. O eucalipto consome 800 milímetros por ano e o cerrado precisa de 500 milímetros, ou seja,faltam 300 milímetros anualmente.

A situação foi levada ao governo estadual na Cartas Águas e o diagnóstico dos problemas ambientais foi  encaminhado a Secretaria de Estado do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (Semad) .

Além disso, o documento foi entregue ao secretário-adjunto de Meio Ambiente, Germano Luiz Gomes Vieira, por meio de uma comitiva organizada por Paulo Ribeiro, secretário do meio Ambiente de Montes Claros.

A diretora-executiva da Associação Mineira de Silvicultura  (AMS), Adriana Maugeri, afirmou desconhecer qualquer existência do estudo realizado por Walter sobre o consumo elevado de água por eucaliptos.

A carência de chuvas também deixa o Norte de Minas vulnerável. São 265 municípios em estado de emergência por falta de água.

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: