População demonstra falta de interesse ou desânimo com as eleições

Com o pedido de registro protocolado dos candidatos que irão disputar as eleições em outubro, começou o período de campanha política. Durante esse tempo, os eleitores poderão analisar as propostas dos candidatos para presidente, senadores, governador e deputados.

Entretanto, de acordo com um levantamento feito pelo Diário do Aço, nas ruas do Centro e do bairro Canaã, em Ipatinga, os entrevistados demonstraram falta de interesse ou desânimo total com as eleições, que serão realizadas no dia 7 de outubro. Alguns até afirmaram que ainda não têm conhecimento de quais cargos estão em disputa ou, então, não possuem confiança nos candidatos que poderão ser eleitos.

Sei que as eleições vão ocorrer em outubro. Em relação aos candidatos, sei de alguns que estarão participando, mas não sei quais são os cargos em disputa. Entretanto, pretendo votar no dia, porque senão tenho que pagar multa. Mas de qualquer forma, temos que eleger um deles. Se a pessoa não votar, ela não estará correndo atrás para que o país mude. Então, tem que procurar saber mais as propostas de cada um e acompanhar esse processo político. Além disso, pretendo votar em alguns candidatos daqui da região”. Luciano Pereira Santos, 32 anos, auxiliar de serviços gerais.

No momento, não estou tendo condições de acompanhar esse processo político e também não me interessei em ver quem são os candidatos. Estou por fora dessas eleições. Não sei quais são os cargos em disputa ou quando as votações serão realizadas. Estou muito desinteressada com tudo isso. As decepções são tantas e com esses escândalos que aconteceram na política nesses últimos anos, fico até sem esperança de que teremos candidatos melhores para o Brasil ou que, então, se eles irão pensar no povo, que precisa de ajuda. Então, não sei se votarei ainda por causa disso tudo”. Maria das Graças, 52 anos, costureira.

Estou muito desanimada. Sem confiança nos candidatos. Por exemplo, esses políticos que estão no poder agora foi porque a maioria votou neles, mas nos decepcionaram muito nesses últimos tempos. Também não sei quais são os cargos que estão em disputa, mas acho que as eleições ocorrerão no dia 5 de outubro (na verdade, o primeiro turno será dia 7). Mas se pudesse, eu não votaria, porque a gente coloca um pessoal nesses cargos, achando que vai ajudar o povo, mas na realidade quer ajudar o bolso deles. E com certeza a nossa região está com poucos representantes, mas quando eles estão no poder, esquecem de nós”. Maria da Penha, 61 anos, dona de casa.

O candidato terá que me convencer para eu ir votar. Estou muito desanimado. Não tem ninguém para a gente confiar pelo que eu vi até agora. Hoje, o poder Executivo faz do Legislativo uma marionete, por causa de troca de favores que ocorre em Brasília. E pelo que estou vendo dos candidatos, que vão disputar essas eleições, são todos interesseiros, que só pensam em seus próprios interesses. Daqui da região, ainda não estou sabendo de nenhum por enquanto. Mas estou por dentro dos cargos que estarão sendo disputados e quando que as eleições serão realizadas. João Cesário, 62 anos, aposentado.

Ainda estou em dúvida em relação aos candidatos. Eu quero o melhor para o Brasil, mas não tenho muita fé neles não. Sei que as eleições serão em outubro, mas não tenho conhecimento dos cargos que estão em disputa. Sei só de alguns candidatos para presidente. Entretanto, acredito que para o Brasil melhorar, irá demorar um tempo ainda, não é algo que acontece de um dia para o outro, porém, após as eleições, é possível que o país tenha melhorias. Ainda também não me decidi se vou votar nulo ou em algum candidato. Já para os candidatos daqui da região, não sei quem estará participando por enquanto. Emanuele Maria Braga, 23 anos, vendedora.

Primeiro temos que analisar as propostas dos candidatos. Estou por dentro de quando vai ser as eleições e quais os cargos estão em disputa. A partir daí, vamos saber o que eles pretendem fazer e o que podemos esperar deles. Até agora, estou achando muito confuso. Tem hora que eu pretendo votar em um candidato, depois já quero eleger outro, então vou assistir uns debates para ter uma melhor noção. Além disso, também pretendo votar em um candidato da região, porque aí tem mais chances de olhar para gente. Mas a minha expectativa é que eles cumpram com suas promessas, e que cada cidadão tenha responsabilidade na sua escolha”. Edmilson Malaquias de Paula, de 55 anos, aposentado.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar