Prefeitos da região Leste discutem construção de aterro

Arquivo DA

O projeto já foi aprovado junto à Câmara Técnica

Representantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva), da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (Amva) se reuniram para discutir a criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Vale do Aço e do Termo de Cooperação Técnica entre o governo de Portugal e a associação Cimva/Amva.
O encontro contou também com a presença de representantes dos municípios de Ipatinga, Entre Folhas, Periquito, Dom Cavati, São João do Oriente, Braúnas, Governador Valadares, Pingo D’Água, Córrego Novo, Ipaba, Bugre e Santana do Paraíso.

Para Ipatinga, existem quase R$ 18 milhões destinados exclusivamente para tratamento de resíduos sólidos e saneamento básico, liberados pela Fundação Renova – instituída pela Samarco para gerir e executar as medidas de recuperação dos danos resultantes do rompimento da barragem Fundão em Mariana, por meio do Banco de desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O projeto já foi aprovado junto à Câmara Técnica. A próxima etapa é a aprovação do projeto para liberação do recurso.

A previsão é que, do total, 30% (aproximadamente R$ 5 milhões), sejam gastos no tratamento de resíduos sólidos e o restante em saneamento básico.

Referência

Uma comitiva composta por técnicos da Prefeitura de Ipatinga e da Amva esteve na Região Metropolitana de Lisboa, em Portugal, em abril. Lá, eles conheceram de perto o aterro sanitário que atende uma população de aproximadamente 800 mil pessoas (número aproximado de habitantes a serem atendidos pelo Consórcio no Vale do Aço).

Trata-se de um projeto-referência, que também foi apresentado na reunião de sexta-feira, e que servirá de modelo para o consórcio Cimva/Amva. Com o plano de construção de uma usina de geração de energia renovável a partir dos gases liberados pelo aterro, seguindo o parâmetro de Portugal, no local, serão aterrados somente os resíduos que não puderem ser reaproveitados.

Para isso, o próximo passo será a assinatura no próximo mês da parceria com o governo português, a ser firmada por meio do Termo de Cooperação Técnica. A previsão é que a solenidade ocorra em Ipatinga.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar