Prefeitura de Ipatinga planeja atender toda a cidade com luminárias de LED

Secom/ PMI

Governo municipal reúne associações de bairros para apontar áreas prioritárias

Mais de 30 líderes comunitários, representantes de associações de moradores de toda a cidade, atenderam ao convite da Prefeitura de Ipatinga para participar, na tarde desta quarta-feira (10), de uma reunião para apresentação do programa ‘Mais Luz, Mais Segurança’. Com esta iniciativa, a nova Administração vai modernizar a iluminação de toda a malha viária e outros espaços públicos, garantindo maior proteção aos moradores em seus deslocamentos e também áreas de convivência. Iniciada há menos de um mês, a ação já contemplou mais de 80% das ruas do bairro Bom Jardim e prossegue por diversos núcleos habitacionais, com priorização dos pontos de maior vulnerabilidade.

O prefeito Sebastião Quintão solicitou a convocação dos representantes das entidades para estabelecer um canal permanente de interação com as comunidades quanto à execução do trabalho, que envolve a substituição das lâmpadas a vapor de sódio e mercúrio por luminárias de LED. As associações vão contribuir para que sejam identificadas mais rapidamente as áreas carentes. O Executivo ainda aproveitou a ocasião para fazer um apelo aos líderes comunitários: “Nos ajudem apontando os problemas mais urgentes das comunidades, tragam as suas demandas diretamente ao nosso gabinete. Isso é fundamental para aumentar e agilizar a resolutividade de nosso governo”.

Plenárias nos bairros

A Administração municipal também está realizando plenárias em regiões estratégicas da cidade para detalhamento do programa de iluminação. Na última sexta-feira, o encontro foi com a comunidade do bairro Bom Jardim. Na noite desta quarta-feira, a plenária aconteceu na Vila Militar, e nesta quinta (11), a partir das 18h30, a reunião está programada para a Escola Primeiros Passos, em frente à área da feira do Bethânia, englobando as comunidades dos morros Santa Rosa e Cruzeiro. Está programada, ainda, uma exposição no auditório da Associação Comercial (Aciapi), a partir das 9h, tendo em vista que o programa já atendeu também os pontos mais precários do Centro e objetiva ainda oferecer maior segurança aos estabelecimentos que atuam no segmento.

Economia e qualidade

Na reunião desta quarta-feira, na Prefeitura, os secretários de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves, e Executivo, Paulo Sérgio Julião, também falaram sobre algumas das vantagens do programa de implantação das novas luminárias. Por aderir a um consórcio de municípios que executa conjuntamente a ação, o governo de Ipatinga está reduzindo em 30% o valor dos investimentos. As luminárias de LED não agridem o meio ambiente, têm o consumo reduzido em relação às convencionais, oferecem um ganho de 50% na luminosidade e possuem longa vida útil, com duração de 50 mil horas, representando também economia em manutenção.

De um total de 25 mil pontos levantados como prioritários pela própria Administração, mais de mil já foram atendidos. A expectativa é de que cada vez mais o serviço ganhe em velocidade a partir da interação com as associações de moradores, com substituição de uma média de 300 luminárias a cada dia. As entidades estão se organizando num grupo de Whatsapp para apontarem as localidades mais carentes, e a Prefeitura também colocou à disposição delas canais telefônicos com o mesmo fim: 3829-8080 e 0800.285-4443.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar