Programa Caminhos do Vale vai beneficiar São Domingos do Prata

Robson Machado

Representantes da siderúrgica de Ipatinga e do município discutem aspectos da aplicação da siderbrita na melhoria das estradas

O programa da Usiminas, Caminhos do Vale, foi tema de uma reunião realizada na Câmara Municipal de São Domingos do Prata. O programa tem como meta a aplicação do agregado siderúrgico siderbrita na melhoria e conservação de estradas. O agregado produzido a partir de resíduos da siderurgia foi criado para beneficiar as estradas vicinais dos municípios mineiros. O material foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Usiminas, é licenciado pelos órgãos ambientais e tem durabilidade de até 15 anos.

São Domingos do Prata é o 35º município a se beneficiar com o programa e o segundo com a maior malha de estradas de chão, totalizando 3.200 quilômetros, atrás apenas de Antônio Dias com 3.500 quilômetros.
O agregado doado pela Usiminas a São Domingos do Prata vai pavimentar cerca de 360 km, o que daria para ligar a sede do município aos seus cinco distritos: Juiraçu, Santana do Alfié, Vargem Linda, Cônego João Pio e Ilhéus do Prata. Outras comunidades de São Domingos do Prata, como Gomes do Prata, Barro Preto, Pintos também serão beneficiadas de imediato.

A formalização da adesão do município ao programa da Usiminas lotou o plenário da Câmara de São Domingos do Prata. Além de vereadores, marcaram presença o prefeito José Alfredo de Castro Pereira (PR). O projeto foi apresentado pelo conselheiro de Administração da Usiminas, Luiz Carlos Miranda, acompanhado dos assessores da diretoria executiva da companhia, Henrique dos Santos e Fabricio Vilela. Para Luiz Carlos, a iniciativa é relevante para a melhoria das estradas vicinais dos municípios mineiros, principais aquelas que garantem o escoamento da produção rural e agropecuária. Ele lembrou também que o programa é fundamental para os municípios com grande extensão como é o caso de São Domingos do Prata. “Isso sem contar a valorização das comunidades rurais garantindo a elas acesso a transporte escolar, ambulância, entre outros”, pontuou Luiz Carlos.

Robson Machado

Reunião entre o prefeito Alfredo de Castro, vereadores e representantes da Usiminas acertam detalhes da implementação do programa

Empenho

O prefeito Alfredo de Castro fez questão de agradecer publicamente ao empenho do conselheiro da Usiminas Luiz Carlos Miranda na doação do agregado siderúrgico a São Domingos do Prata. “Esse projeto será um importante marco para o desenvolvimento do nosso município. Quando procurei Luiz (Carlos Miranda), ele se prontificou a nós doar 50 mil toneladas do Siderbrita. Em nome dos nossos munícipes agradeço a todos da Usiminas e em especial ao Luiz que atendeu de pronto a nossa solicitação”, citou Alfredo de Castro.

O vereador Carlos Alexandre da Luz, o Denzinho do Pastel (PR), representante do distrito de Juiraçu (Santa Isabel), comemorou o fato de o distrito receber “uma obra tão importante depois de quase 40 anos”. “Espero que o departamento de obras da prefeitura olhe com carinho para a nossa comunidade, que é a mais distante da sede”, citou.

Robson Machado

O conselheiro da Usiminas, Luiz Carlos Miranda, destacou a importância do programa para municípios mineiros

O presidente da associação dos produtores rurais de Juiraçu, Assis Pereira, disse que a pavimentação com a siderbrita será um marco para o escoamento da produção de leite e também para o transporte escolar daquela localidade.
Já o presidente da Câmara municipal de São Domingos do Prata, Gessy Martin Júnior, o Russo (PR), destacou o apoio da Usiminas que fará com que o município de fato receba uma obra que vai impactar o município ao pavimentar o acesso aos distritos e outras comunidades.

A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Aço (Amva) que ajuda na orientação e apoio aos municípios beneficiados pelo programa da Usiminas.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar