Projeto Pró-Mananciais constrói barraginhas em São João do Oriente

Divulgação

A ação da Copasa foi realizada na última semana de junho

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio do projeto Pró-Mananciais, construiu duas barraginhas na Bacia do Ribeirão Santo Estevão, manancial de captação de água da empresa no município de São João do Oriente. A ação faz parte do programa criado pela companhia para recuperar e preservar nascentes e mananciais dos municípios utilizados para abastecimento público.

A medida foi viabilizada com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o município. No acordo, a Copasa se compromete a fornecer o óleo diesel destinado ao abastecimento das máquinas da prefeitura para as atividades do Pró-Mananciais.

O gerente da Copasa no distrito regional Vale do Aço, Rodrigo Ferreira, destaca o envolvimento da comunidade local nas iniciativas de proteção do meio ambiente local. “Essa é uma das diversas ações que iremos fazer pelo Pró-Mananciais. Estão previstas ainda cercamentos, plantios, curvas de níveis, fossas para eliminação de dejetos humanos, biodigestores para eliminação de dejetos de animais, bebedouros para dessedentação de animais, oficinas e construção de viveiros”, informa.

A iniciativa teve a participação de empregados da Copasa e da engenheira ambiental da Prefeitura de São João do Oriente, Tatiane Batista, além da assistência técnica do engenheiro agrônomo Rafael Silva, da Prefeitura de São Domingos das Dores.

Pró-Mananciais

Aprovado pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae MG), o programa foi implementado pela Copasa em dezembro de 2016, e desde então vem envolvendo as comunidades e parceiros em várias regiões do Estado. O Pró-Mananciais já funciona em 108 cidades e a meta é alcançar 161 municípios, com 395 hectares de mudas plantadas no Estado, até o fim de 2018.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: