Quadro da disputa eleitoral definido em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel

Três candidatos realizaram o registro de candidatura no fim do prazo, o que deixou lotado o Cartório Eleitoral

Cinco candidaturas foram confirmadas na disputa das eleições extemporâneas de Ipatinga. As últimas horas para o término do prazo de registro foram tumultuadas no Cartório Eleitoral da Comarca de Ipatinga. Após diversas negociações ao longo da semana passada, as composições finais e coligações alteraram o cenário para o pleito que está marcado para 3 de junho.

O prazo para o registro das chapas terminou às 19h desta segunda-feira (7), de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Inicialmente, sete pré-candidaturas foram anunciadas, durante o prazo de convenções partidárias. Até o dia 5 (sábado), estavam confirmados como pré-candidatos Daniel Cristiano e Maura Gerbi (PCB/PSOL), José Geraldo Andrade (Avante), Lene Teixeira e Antônio Mendes (PT), Nardyello Rocha (MDB), Robertinho Soares (PSL), Sávio Tarso (PDT) e Wanderson Gandra (PSC).

Wôlmer Ezequiel

Daniel e Maura registraram a chapa no sábado

Daniel Cristiano e Maura Gerbi foram os primeiros a registrarem as candidaturas no sábado (5). Na tarde de segunda-feira (7) foi a vez de Lene e Antônio Mendes irem ao cartório. Na oporutnidade, Lene destacou que a sua “candidatura defende uma cidade para todos e todas, participativa, inclusiva e transparente, com o olhar mais atento à juventude e aos mais vulneráveis”. “Queremos resgatar na população o sentimento de pertencimento com relação à cidade”, afirmou.

Wôlmer Ezequiel

Na tarde de segunda-feira, Lene e Antônio confirmaram participação no pleito

A chapa do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), encabeçada por Nardyello Rocha foi composta com Célio Aleixo (PV) para vice-prefeito. Os dois registraram a chapa momentos antes do encerramento do prazo. Nardyello reiterou que a união de 14 partidos “busca a transformação de Ipatinga”. “Tudo que vem de bom dos governos anteriores vamos, não só continuar, mas também melhorar. O vice Célio Aleixo já tem experiência na vida pública e representa a ala da deputada Rosângela Reis (PODEMOS), uma das deputadas que mais trabalha para o Vale do Aço”, pontua Nardyello, referindo ao apoio da parlamentar costurado entre domingo e segunda-feira.

Wôlmer Ezequiel

Nardyello e Célio estiveram no Cartório Eleitoral acompanhados de diversos apoiadores

Em seguida, Sávio Tarso registrou a candidatura tendo como vice, o advogado e presidente da OAB de Ipatinga, Eduardo Figueiredo, nome que disputou as eleições em 2016. Sávio enfatizou que “a campanha é curta, mas que é o momento de estabelecer um novo diálogo que produza novas lideranças para o município”. “Vivemos uma ‘guerra’ há 10 anos com nomes repetidos e práticas caducas. Queremos governar com a sociedade e é com este campo que queremos dialogar”, citou.

Wôlmer Ezequiel

Sávio e Eduardo Figueredo: registro da chapa quase no fim do prazo

Logo depois, a poucos minutos do fim do prazo, Wanderson Gandra (PSC) realizou o registro de candidatura. O vice que compõe a chapa é Robertinho Soares (PSL), que desistiu de lançar a candidatura. Wanderson frisou que “viveu nos últimos cinco dias muitas turbulências”. “Mas a escolha do vice foi realizada em equipe e agora estamos preparados para iniciar uma campanha séria, sem agredir os adversários e de (promover a) conscientização do eleitorado de Ipatinga”, antecipou.

Wôlmer Ezequiel

Wanderson e Robertinho foram os últimos a confirmar as candidaturas

O pré-candidato pelo partido Avante, o Andrade, divulgou no meio da tarde de segunda-feira a sua desistência em disputar o pleito. Em nota distribuída no início da noite, o político pediu desculpas ao eleitorado, mas não explicou os motivos de ter saído da disputa. Até o momento, Andrade não declarou apoio a nenhum candidato.

A partir desta terça-feira (8), os candidatos a prefeito de Ipatinga estão aptos para dar início à campanha eleitoral. A propaganda eleitoral deve obedecer as regras previstas na Resolução 23.457/2015, aplicada também nas Eleições de 2016. Após a votação do dia 3 de junho, a chapa vencedora, caso tenha as contas aprovadas pela Justiça Eleitoral, será diplomada até o dia 22 de junho.

Confira as coligações e respectivos candidatos
à eleição extemporânea de Ipatinga

Frente de Esquerda Ipatinga Socialista (PCB e PSOL) – 21
Daniel Cristiano – prefeito
Maura Gerbi – vice-prefeita

PT – 13
Lene Teixeira – prefeita
Antônio Mendes – vice-prefeito

Coragem Ipatinga (PDT, PSB e PCdoB) – 12
Sávio Tarso – prefeito
Eduardo Figueiredo – vice-prefeito

Construindo um Novo Caminho (PSC, PSL e PR) – 20
Wanderson Gandra – prefeito
Robertinho Soares – vice-prefeito

Unidos por Ipatinga (MDB, PV, PTB, DEM, Solidariedade, PTC, Podemos, PSDC, PHS, PROS, PMN, PPS, Patriota e PSDB) – 15
Nardyello Rocha – prefeito
Célio Aleixo – vice-prefeito


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar