Rádio Difusora de Ouro Fino celebra 70 anos nesta quarta-feira (25)

A emissora é uma das mais antigas rádios em funcionamento em Minas Gerais

Ouro Fino, no Sul de Minas, em 1950, era um município progressista que marchava a passos largos para um futuro promissor com muitas ruas, calçadas, jardins bem cuidados e edifícios modernos. Apesar de pequena, a cidade contava com cinco agências bancárias e estabelecimentos comerciais, industriais e agrícolas. Existia a Rede Mineira de Viação Ferroviária, com três estações dentro do município (Ouro Fino, Francisco Sá e Caneleiras). A rede rodoviária possuía 269 quilômetros e ligava diversos bairros e municípios vizinhos.

Neste panorama, nasceu a Rádio Difusora. Vitório Luiz Negri, Luiz Ulisses Quaglia e um grupo de associados fundaram a Rádio Difusora Ouro Fino Ltda ZYV – 23 – 680 KHZ em 25 de novembro de 1950 tocando “Boa Noite Amor” com Silvio Caldas.  Os três seguiram para o Rio de Janeiro, no Ministério das Comunicações e trouxeram a concessão.

Com a emissora funcionando e tendo em sua presidência Luiz Ulisses Quaglia, José Silva assumiu o departamento comercial, sendo o primeiro locutor da Difusora, e Vitório Negri ficou na direção até 1955, passando o cargo para o voluntário Paulo Augusto Toledo.

A programação desta época transmitia uma sequência de duas ou três músicas e nos intervalos o nome e prefixo da emissora.  Além disso, algumas vezes noticiavam informações da cidade. A equipe de colaboradores era reduzida, três pessoas revezavam-se nos trabalhos de locutor, discotecário, técnico de som e limpeza. Foram produzidos programas de meia em meia hora durante as doze horas em que a rádio ficava no ar. Uma programação em auditórios, rádio novelas, shows de calouros, concursos de crianças e Miss Ouro Fino. Nesta época, o prédio da Difusora ficava na rua Treze de Maio, nº 643.

Desde a década de 80, a emissora passou a ser de propriedade do saudoso jornalista Milton Lucca de Paula e atualmente está instalada na rua Dr. Silviano Brandão, 795, no Centro da cidade.

A Difusora tem, na informação local, a base da programação, com equipes de reportagem, prestação de serviços, utilidade pública, entretenimento e programas populares com os melhores comunicadores da região e ótimos índices de audiência durante 24 horas por dia.

Divulgação/Rádio Difusora de Ouro Fino

Na área técnica, equipamentos de transmissão digital e estúdios equipados com uma aparelhagem moderna garantem a qualidade da emissora no ar, além dos computadores com softwares de última geração, que permitem inúmeras possibilidades de veiculação para os anunciantes, com garantia de execução conforme o programado.

A Rádio Difusora é um exemplo na área de comunicação, considerada um ponto de referência em Minas Gerais. Na década de 90, a Difusora passou por grandes transformações, inclusive elevando a potência para 2 mil watts e alterando a localização de seu mastro irradiante para proporcionar um melhor desempenho.

Desde 17 de fevereiro de 2018, a emissora opera em FM, na frequência de 94,1 MHz, alcançando cidades no Sul de Minas e Leste paulista. Os ouvintes participam ativamente da programação da Difusora através de telefonemas, mensagens de Whatsapp e redes sociais.

Desde 2002 foi criado o site http://www.difusoraourofino.com.br que transmite também toda a programação, possibilitando assim, que Ourofinenses que residem em todas as partes do Brasil e do mundo, ouçam a programação e acompanhem diariamente as notícias de Ouro Fino e região.

Divulgação/Rádio Difusora de Ouro Fino

 

Ouça a história da emissora:

 

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: