Reajuste na conta de luz da Cemig será de 23,19%, afirma Aneel

A diretoria da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira (22), reajuste médio de 23,19%  na conta de luz da Cemig. O novo valor entrar em vigor na próxima segunda-feira (28).

Os consumidores de baixa tensão, como comércio, prédios públicos, propriedades rurais e iluminação pública vão ter um aumento médio de 18,63%. Já o reajuste para as indústrias que são de alta tensão será de 35,56%.

A Aneel ainda informou que os consumidores residenciais que também estão na categoria de baixa tensão, vão ter o reajuste de 18,53%. O reajuste ficou 2,6 pontos percentuais abaixo do que era esperado, já que o índice estimado era de 25,8%, sendo o mais caro do país.

A Agência concede os reajustes anualmente para as companhias energéticas, devido seus custos de produção, remuneração dos acionistas e valores da energia gerada. Além disso, a cada cinco anos a empresa faz uma revisão, considerando custos e investimentos de longo prazo.

O aumento traz uma carga de custos totalmente afetada pela forte estiagem entre o ano de 2014 e meados de 2017. Nesse período, o uso de termelétricas no país foi recorrente, já que a produção dessa energia é mais cara, pois as térmicas usam insumo como diesel e gás natural.

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: