Recolhidas 42 toneladas de entulho na Estrada da Amizade
A equipe de limpeza do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), órgão ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realizou nesta quinta-feira (8) a retirada de 42 toneladas de entulho no trecho ipatinguense da Estrada da Amizade. O material, despejado de forma criminosa em meio à natureza à margem da via, lotou sete caminhões.
Com cerca de nove quilômetros, a estrada que liga o Bom Jardim, em Ipatinga, ao bairro São Vicente, em Coronel Fabriciano, era usada como ponto de descarte irregular de entulho e lixo por parte de alguns moradores, carroceiros e algumas empresas da região. No local havia todo tipo de entulho, desde restos de construção e de poda de árvores a peças de gesso e móveis velhos. Além de prejudicar o tráfego, os materiais favoreciam a proliferação de animais peçonhentos e roedores.
Na área serão instaladas, pela Prefeitura de Ipatinga, placas com os dizeres Proibido jogar lixo neste local e Sujeito a multa. A fiscalização será intensificada para evitar que a área volte a servir como depósito clandestino de lixo/entulho, adverte a Sesuma.
Caso sejam flagrados novos descartes irregulares na via, os infratores serão penalizados, nos termos do Decreto Municipal 4.435/2001, que regulamenta o Serviço de Limpeza Urbana do município. Eles podem ser multados entre 1 a 10 UFPIs (a Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga, hoje fixada em R$ 108,45). Em casos de reincidência, a multa dobra de valor e há acréscimos diários fixados para a permanência do material no local.
A Sesuma volta a pedir a colaboração dos moradores para ajudar a fiscalizar os locais já limpos. As denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp (9 8587-5724).
Postado originalmente por: Diário do Aço