Redução nos horários de ônibus prejudica moradores de Belo Oriente

Enviada por leitor

Passageiros seguem em pé no trajeto com mais de 40km

Os usuários da linha intermunicipal de ônibus, Belo Oriente – Ipatinga, sofrem desde o início do mês de junho com a redução dos horários de saída do transporte coletivo. Grande parte dos passageiros trabalha ou estuda em Ipatinga e se sente prejudicada com a nova medida da empresa Saritur.

Além da retirada de três horários de circulação neste mês, a única linha que cobria o distrito de Bom Jesus do Bagre foi extinta no fim do ano de 2016. Atualmente, os horários de saída do ônibus de Belo Oriente são: 06h35, 10h50 e 14h35. Já Ipatinga – Belo Oriente possuem os horários: 6h30, 11h00, 15h45, 18h00. Os horários são válidos somente de segunda-feira à sexta-feira.

As reclamações dos moradores do município de Belo Oriente foram levadas ao vereador Alfredo do Lori (PT) e à presidente da Câmara Municipal de Belo Oriente, Nacife Selim Gonçalves (DEM).

A presidente explica que usuários do transporte intermunicipal buscam meios para reverter a situação. “Ao procurar a Câmara, os munícipes que dependem deste meio de transporte me entregaram um abaixo assinado contra a decisão tomada para Saritur. Este documento será entregue na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) para as devidas providências”, explicou a presidente do Legislativo.

O vereador Alfredo, representante do distrito de Bom Jesus do Bagre, avalia que a empresa age com descaso perante os passageiros. “A Saritur vem abandonado Belo Oriente. Já não existe mais um guichê da empresa na cidade, extinguiu a linha do distrito de Bom Jesus e agora esta redução, que faz com que muitas pessoas cheguem atrasadas em seus serviços”, ressalta.

Outra questão destacada por Alfredo é a falta de segurança dos ônibus, uma vez que, com menos carros em circulação, muitos passageiros seguem em pé em uma viagem de mais de 40km. “O ônibus (quase todos semi-urbanos) não têm espaço para todo mundo, muita gente vem em pé, espremida. Muitas dessas pessoas são professoras em Ipatinga que trabalharam um dia inteiro e, na hora de retornar para casa, não têm nem como sentar”, afirma.

A presidente da Casa Legislativa reiterou que a prestadora de serviços não atende à demanda do município como necessário. “Isso é uma falta de respeito com as pessoas que utilizam do serviço. A empresa simplesmente cancelou os horários sem aviso prévio e sem comunicar ao Poder Público de Belo Oriente”, revela.

Os vereadores informaram ao Diário do Aço que será feita uma conversa com a Saritur para que retome com os horários extintos. Caso não seja possível, o município solicitará ao Governo do Estado o pedido de mudança da concessão da linha para uma empresa que apresentar melhores condições na prestação do serviço.

A empresa
Em resposta ao Diário do Aço, o gerente administrativo da Saritur no Vale do Aço, Anivair Dutra Silva, informou que a redução dos horários ofertados em Belo Oriente foi realizada mediante estudo e foi devidamente comunicado ao órgão responsável, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

“A empresa viu que alguns horários, principalmente os de reforço, não tinham uma demanda suficiente de passageiros. Por isso, houve a retirada. Mas não deixamos ninguém desamparado. Inclusive, a Saritur está atenta, se houver necessidade de ampliar os horários nós iremos fazer”, afirma o gerente.


Postado originalmente por: Diário do Aço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: