Remoção de detritos depois da tempestade vai durar até terça-feira em Timóteo

Divulgação/ PMT

Timóteo teve registro de 16 árvores arrancadas pelo vento no sábado, 27

Timóteo foi uma das cidades castigadas pelo vendaval do fim de semana, quando a chuva acompanhada de rajadas de vento e descargas atmosféricas, provocou queda de árvores, destelhamentos e rompimento de cabos de energia elétrica, causando um apagão e desabastecimento de água, cujos reflexos foram sentidos até nessa segunda-feira. Balanço da Defesa Civil de Timóteo mostra que o vendaval ocasionou a queda de 16 árvores, das quais duas atingiram residências, mas não colocaram em risco a estrutura das moradias. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências registradas no fim da tarde de sábado (27).

No domingo, pela manhã a administração municipal atendeu à Justiça Eleitoral fornecendo geradores para o funcionamento das urnas eletrônicas, nos locais atingidos pela interrupção de energia. Ainda no domingo equipes providenciaram o corte das árvores caídas e cujas galhadas começaram a ser recolhidas nesta segunda-feira. Foram disponibilizados três caminhões para o serviço e a previsão é de que o recolhimento termine nessa terça-feira (30). O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, determinou que a Secretaria de Obras execute nos próximos dias, de forma prioritária, a poda de árvores próximas aos cabos de energia para evitar novos danos à rede elétrica.

Equipe do governo municipal definiu, ainda na manhã de domingo ações para enfrentar estragos da chuva

Em relação ao destelhamento, foi determinado que a Secretaria de Assistência Social fará o cadastro das famílias atingidas, observando-se o critério socioeconômico. Àquelas famílias que atenderem esse critério terão acesso ao fornecimento de telhas pela Prefeitura de Timóteo. De forma imediata, foram distribuídas lonas para as moradias atingidas. “Nessa segunda-feira, já foram fornecidas cerca de 80 telhas para oito famílias que passaram pela avaliação da Assistência Social. A Defesa Civil explica que, no caso de destelhamento de terraços, não é feita a reposição de material”, informou o governo.

Conforme a Defesa Civil, a queda de árvores atingiu duas moradias, uma na rua Massaranduba, no bairro Recanto Verde, e outra no beco Santo Agostinho, no Bairro dos Vieiras, que não colocaram em risco à estrutura das residências nem os moradores. Como é uma operação mais complexa, a retirada das árvores por profissionais capacitados deverá ocorrer até quarta-feira (29).

Também foram registrados, pela reportagem, estragos provocados no estacionamento da concessionária de transporte coletivo, Autotrans, no Centro Comercial. Uma motocicleta e um veículo foram atingidos e ficaram parcialmente destruídos.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar