RIBEIRÃO DAS NEVES (MG): Município precisa vacinar 95% dos moradores contra Febre Amarela

No ano passado, Minas Gerais registrou mais de 40 mortes por Febre Amarela. Em 2018, duas pessoas foram infectadas pelo vírus em Ribeirão das Neves. Apesar de o número parecer pequeno, o registro de casos da doença mantém a Secretaria de Saúde municipal em alerta. Com a chegada do verão, a atenção precisa ser redobrada, já que o clima quente e as altas temperaturas aumentam a chance de proliferação do mosquito transmissor. Para não correr o risco de contrair a doença, Viviane Aparecida, enfermeira da Área Técnica de Imunização de Ribeirão das Neves, faz um apelo aos moradores que ainda não se vacinaram.

“A orientação do Ministério da Saúde na última nota técnica foi a seguinte: quem não tem comprovação de vacinação, deve receber a dose e a gente fazer o registro dela. Inclusive, atualmente, a gente faz o registro no sistema, então temos como recuperar o registro dessa pessoa. Se, por exemplo, ela vacinou esse ano, certamente já está no sistema, então conseguimos recuperar, e se ainda assim, não encontrarmos nenhum registro, temos que revacinar essa pessoa.”

O recomendável é que 95% dos moradores de cada município tomem a vacina. O auditor Leonardo Correia, de 33 anos, morador do bairro São Pedro, já está dentro dessa estatística.

“Eu tomei a vacina no início deste ano, em abril, em uma força tarefa que a prefeitura estava fazendo. Eu estava em dúvida se eu tinha tomado ou não no passado, até tentei resgatar com a minha esposa se ela lembrava se eu tinha tomado, eu mesmo tentei puxar pela memória e não consegui chegar a uma conclusão. Aí estava tendo uma campanha no meu bairro, conversei com as auxiliares de enfermagem e pedi orientação se eu devia tomar ou não. Eu acho importante procurar o posto de saúde para vacinar, porque não dói, não tem reação e é uma coisa que protege a gente para vida inteira.”

É importante lembrar que a partir de nove meses de idade, qualquer pessoa deve ser vacinada. Todos os municípios de Minas Gerais estão com recomendação para vacinação. Agora, só depende de você. Procure a Unidade de Saúde mais próxima e proteja-se. Para mais informações, acesse: portalms.saude.gov.br Ministério da Saúde, Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar