Saiba como evitar crime de estelionato; idosos são as principais vítimas

Na maioria dos golpes, os criminosos se passam por agentes bancários
Na maioria dos golpes, os criminosos se passam por agentes bancários

O crime de estelionato, que envolve enganação, golpe, fraude ou artimanhas ardilosas é muito comum, principalmente com pessoas da terceira idade. Os idosos, devido a fragilidade e até a necessidade, são os principais alvos dos criminosos.

Pensando nisso, confira cinco dicas do advogado especialista em direito do consumidor e fornecedor, Dori Boucault, que podem auxiliar os idosos e seus cuidadores a ficarem atentos a possíveis tentativas de golpes.

Aposentadoria

O criminoso se apresenta como agente da Previdência Social, demonstra ter conhecimento sobre o assunto e promete conseguir aposentadoria para quem ainda não tem o benefício.

Reajuste atrasado

Neste caso, o bandido geralmente se apresenta como funcionário de algum sindicato ou associação e afirma que o idoso tem que receber reajustes atrasados. Após isso, o criminoso se oferece para auxiliar o idoso na Previdência Social.

Cartão engolido

Com um produto aderente que trava o cartão no caixa eletrônico, o estelionatário observa a distância enquanto a vítima digita a senha do cartão para tentar libera-lo. Quando a vítima desiste, o bandido retira o cartão e já sabendo a senha saca todo o dinheiro.

Recadastramento bancário

O golpista liga para a vítima e se apresenta como representante do banco onde ela possui conta. Durante a conversa, ele afirma estar fazendo o recadastramento da conta e pede ao idoso que digite a conta, agência e também a senha. Após a vítima digitar as informações em seu telefone, o criminoso, do outro lado da linha, consegue por meio de equipamentos capazes de identificar os sinais sonoros dos números digitados, acesso a todas as informações bancárias da vítima.

Funcionário de banco

Se passando por funcionário da agência bancária, o bandido oferece ajuda ao idoso para operar o caixa eletrônico. Neste momento, ele aproveita para entreter a vítima em uma conversa, pega a senha bancária do idoso e troca o cartão verdadeiro, por um falso.

V.V

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: