SAMU de Ipatinga recebe três novas ambulâncias

Três novas ambulâncias foram incorporadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ipatinga. Os veículos foram doados pelo governo federal e entregues oficialmente na sexta-feira (29), representando um investimento de aproximadamente R$ 530 mil. Em 2017, o município recebeu outras duas ambulâncias do governo estadual.

Os veículos começam a operar a partir do dia 9 de julho, após regularização da documentação. Com a entrega, o SAMU de Ipatinga passa a ter quatro ambulâncias novas para atendimento à população, cobrindo ainda as BRs num raio de 50 quilômetros no entorno do município. O quinto veículo da frota será destinado ao socorro de múltiplas vítimas e eventos.

Durante sua fala, o prefeito Nardyello Rocha (MDB) enfatizou que as ambulâncias novas reforçam o compromisso de prestar um serviço ágil, humanizado e eficaz à população, especialmente no trabalho de resgatar vidas. “Ipatinga se colocou na brecha para receber essas três ambulâncias. A população espera que os profissionais do SAMU façam o melhor uso desses recursos. E nós vamos continuar trabalhando para dar atenção especial no quesito saúde”, disse.

Secom PMI

Veículos entram em operação a partir do dia 9 de julho, elevando para cinco a frota de atendimento de urgência

No intuito de otimizar os recursos existentes, a secretária Érica Dias destacou que as três ambulâncias que estão sendo substituídas serão direcionadas para o transporte municipal hospitalar. “Nós sabemos que esses veículos estão com a manutenção em dia e, portanto, aptos a atender nossos pacientes que precisam ser transferidos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). Esses carros serão descaracterizados, com reaproveitamento no atendimento da rede hospitalar”, adiantou.

Somente no mês de maio, o SAMU atendeu a 3.601 ligações. Desse total, 862 chamadas demandaram envio de ambulâncias, das quais 58% para atendimentos clínicos e 35% para situações com trauma.

Rotas

O serviço pode ser acionado por meio do telefone 192 em diversas situações como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, crises convulsivas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalho de parto onde haja risco para a mãe ou para o feto, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos e choques elétricos, entre outros.

Para evitar erros de rota e perda de tempo no momento em que as ambulâncias são deslocadas para o local do socorro, os profissionais do SAMU receberam, dia 26, de técnicos do Departamento de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Dados de Ipatinga novas apostilas com mapas atualizados para atuação dos motoristas de regulação.

“O trabalho desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel em parceria com a Secretaria de Dados é muito importante porque torna mais fácil a leitura sobre as melhores rotas a serem informadas para o motorista que realiza o socorro na rua. Os pontos estratégicos em destaque deixaram mais objetivo e legível o mapa das comunidades. E, é aí que melhoramos o tempo de atendimento ao nosso munícipe, assegurando boa resposta no salvamento de vidas”, comenta o motorista Márcio Itsuo Tuda, que há três anos e meio atua no SAMU.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: