Senado aprova inclusão de JK no livro dos Heróis da Pátria

O Senado aprovou nessa terça-feira (27), o Projeto de Lei Constitucional 122/2017, de autoria do Deputado Federal Otávio Leite (PSDB – RJ), para a inclusão de Juscelino Kubitschek  no Livro dos Heróis da Pátria.

O Livro dos Heróis da Pátria tem as suas folhas em aço e fica localizado dentro do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Quando um homenageado tem o seu nome e biografia gravados nas laudas do livro da Pátria, é realizada uma cerimonia In Memoriam. 

O Senador Antônio Anastasia (PSDB), relator do projeto, deu seu voto favorável à aprovação da matéria durante a comissão de Educação, Cultura e Esporte, destacando Juscelino Kubistchek como um dos maiores estadistas que o país já teve em sua história.

Já o Senador Hélio José (PROS-DF), lembrou da importância da construção da capital federal para o país, e o quanto JK é amado pelos brasileiros. “É justa a meritória a iniciativa”, disse o Senador Hélio José.

Em 1955 JK foi eleito presidente da República e já na posse fez um discurso bem audacioso com o tema “Programa de Metas” e o lema “Cinquenta anos em cinco”. Em 1961 conseguiu realizar a tão sonhada mudança da capital federal para Brasília, cidade totalmente planejada para ser o centro do poder nacional.

JK ainda foi eleito Senador em 1962 e teve seus direitos caçados pela ditadura militar em 1964. Ele faleceu em um acidente trágico em 22 de agosto de 1976 na Via Dultra, perto da cidade de Resende (RJ).

 

 

E.B

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar