Setor alimentício impulsiona maior alta nos preços em junho desde 1995

O setor alimentício foi o que impulsionou a maior alta de preços em junho dos últimos 23 anos. É o que revelou o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (IPCA) do IBGE. O estudo mostra a inflação de 1,26 % em junho. Para se ter uma ideia, a taxa no mês de maio foi de 0,4 %.

As principais altas nos preços dos produtos ficaram com o leite longa vida. Em maio, a taxa era de 2,65% e em junho o aumento foi para 15,63%.

Nos supermercados de Belo Horizonte e região Metropolitana é possível encontrar variações do leite longa vida entre R$ 3,19 até 3,99. O valor do frango inteiro também teve alta significante: de -0,99% em maio para 8,02% em junho.

O IPCA do IGBE também registrou que o grupo de habitação teve taxas mais altas em 2,48%. Isto devido à energia elétrica e a vigência da bandeira tarifária vermelha nas cidades de Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. A bandeira tarifária causa gasto de 0,05 centavos a cada quilowatt hora consumido. Para os cálculos dos índices foram comparados preços coletados entre os dias 30 de maio a 27 de junho.

A.W

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: