Sinalização vertical de bairros de Ipatinga é revitalizada

Divulgação

A troca da botoeira no semáforo da avenida Pedro Nolasco era reclamada há quatro anos

Técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), de Ipatinga, realizam essa semana a manutenção na sinalização vertical em vários pontos da cidade. Entre as intervenções, estão a substituição e modernização de botoeiras, e troca dos componentes eletrônicos dos semáforos que estavam inoperantes.

A botoeira é um dispositivo eletrônico instalado na haste de sustentação do semáforo, acionado quando o pedestre quer atravessar uma via. Após o acionamento, o sinal fecha o trânsito de veículos por segundos. A sinalização também contempla os deficientes visuais, uma vez que o dispositivo emite um som de contagem do tempo ao ser acionado.

A manutenção foi feita nos equipamentos da avenida Pedro Nolasco, no bairro Ideal, próximo à Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari; na avenida Minas Gerais, no Caçula, e também no bairro Horto, na transposição da avenida Pedro Linhares para a rua Imbuia.

Pontos

Um exemplo de extrema necessidade de reativação das botoeiras é o do bairro Ideal. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito (Detra), Tayrone Lagares de Andrade, ali o sinal de acesso para pedestres estava desativado havia aproximadamente quatro anos.

“A solução deste problema é uma solicitação antiga dos moradores, devido ao grande número de estudantes atravessando a pista no local, diariamente. Fizemos a substituição dos componentes eletrônicos que estavam com defeito e adaptamos também o equipamento para atendimento ao deficiente visual. Agora já é possível transitar com maior segurança na chegada ou saída do estabelecimento de ensino”, pontuou.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar