Sirenes da Vale são acionadas em cidades mineiras

Na noite dessa quarta-feira (27), moradores de Itabira, na região Central de Minas, tomaram um susto após ouvirem sirenes da Vale, do sistema Pontal, tocarem. Porém, tudo passou de um erro técnico.

Sirenes soaram na noite de quarta-feira (27), em Itabira.

No momento do alarme, alguns residentes de comunidades que ficam próximas ao local se retiraram na hora. “Se eu não tiver enganada a sirene tocou por volta de 22h30, até pensei que era Samu, Corpo de Bombeiros ou até mesmo Polícia. Umas 23h45 eu escutei de novo a sirene. Eu fiquei com medo, pois nesta região tem muito idoso, pessoas doentes e crianças,” disse uma moradora que prefere não ser identificada.

Em nota, a Vale informou que foi um “desacerto técnico” e que não há situação de emergência no local. Além disso, a empresa esclareceu que não existe a necessidade de os moradores da região saírem de suas casas.

“Se isso acontecer no futuro e for verdade, e a população não acreditar? Em Itabira e em várias outras cidades, acho que deveria repensar mais, dar treinamento para os funcionários”, explicou a moradora.

Macacos e Ouro Preto

Na manhã desta quinta-feira (28), moradores de Macacos, na região Metropolitana de Belo Horizonte, também acordaram desesperados após a sirene da mina Mar Azul soar. A Vale disse que o alarme foi acionado de forma preventiva e que faz parte do protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.

A empresa também esclareceu que “os moradores da zona de autossalvamento já foram evacuados no dia 16 de fevereiro” e, que, até o momento, não há necessidade de novas evacuações.

Foto: reprodução/Vale

Em Ouro Preto, na região Central do Estado, a Vale informou que a sirene tocou também. A sirene foi acionada nas barragens Forquilha I e III, na mina da Fábrica.

Segundo a empresa, na cidade também não há necessidade de novas evacuações.

Foto: reprodução/Vale

Anexos para downloads:

3 comentários em “Sirenes da Vale são acionadas em cidades mineiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: