Testes rápidos em Ipatinga detectam quase 300 casos de IST em 2017

Wôlmer Ezequiel

O teste dura cerca de 15 minutos, e o resultado fica pronto logo em seguida

Depois de muita diversão e folia no Carnaval, é preciso ficar atento à saúde e buscar os cuidados necessários. A gerente do Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias de Ipatinga, Yensi Sabino, destacou a importância da realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e apresentou o balanço de casos positivos na cidade.

Quatro tipos de testes são realizados no Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP) em Ipatinga, que detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. “O teste é gratuito e sigiloso, com duração de 15 minutos. Além disso, o resultado fica pronto logo em seguida. E enquanto o procedimento ocorre, a enfermeira repassa algumas orientações e tira possíveis dúvidas. Caso o resultado seja positivo, é feito um acompanhamento com médico infectologista e a pessoa pode receber medicamento gratuito por meio do Ministério de Saúde”, explica.

Yensi Sabino informa que esses testes rápidos são uma maneira de prevenção, de modo que evite que a doença seja repassada para outras pessoas e que o indivíduo possa se cuidar, caso descubra que tenha alguma DST. “É muito importante fazer o teste, principalmente, após o Carnaval, em que as pessoas têm o costume de ficar com outras e às vezes acaba tendo relações sexuais com desconhecidos. Então os testes são uma medida de prevenção. Vale ressaltar que algumas infecções sexualmente transmissíveis também podem ser transmitidas por meio de alicates de unha, lâminas de barbear, pinças e dentre outros”, afirma.

Obstáculos

Yensi Sabino acrescenta o preconceito e a vergonha contribuem para que muitos não tenham coragem de comparecer no CCDIP, ficando preocupados com o que os outros irão pensar, caso sejam vistos. “Existe muito preconceito em relação a esses testes, então as pessoas evitam de vir aqui por causa disso ou por vergonha. Por isso que estamos sempre divulgando o nosso serviço e levando informação para sociedade, para mostrar a importância da prevenção e que os testes são algo comum”, conta.

Balanço

No teste de IST, as pessoas recebem orientações e dicas de prevenção

A gerente também apresentou, na entrevista ao Diário do Aço, o balanço de 2017 dos casos de IST em Ipatinga. “No ano passado tivemos 11.012 atendimentos para testes rápidos, dos quais, 294 apresentaram DST. Dos casos referentes à Sífilis foram 225; HIV, 54; Hepatite C, 9 e Hepatite B, 6”, informa.

Tratamento

Das quatros doenças, Yensi Sabino destaca que apenas o HIV ainda não tem cura, porém, existe tratamento que requer disciplina e o uso ininterrupto de coquetéis de medicamentos. “É uma doença que é possível de se tratar e a pessoa consegue levar a vida normalmente, podendo alcançar uma idade avançada, diferentemente de antigamente. No entanto, ela terá alguns efeitos colaterais, como em qualquer tratamento’, alerta.
Os testes no CCDIP são feitos nas segundas-feiras e quartas-feiras, às 10h. Já nas sextas-feiras, às 10h e às 15h. O atendimento é feito por ordem de chegada. O CCDIP está localizado na rua Governador Valadares, nº 45, Centro, Ipatinga.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar