Unidade móvel contra o sarampo e a poliomielite em Coronel Fabriciano

Reprodução

Em Fabriciano, a expectativa é de imunizar 5.400 crianças, mas até o momento apenas 3.690 foram vacinadas

A Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano lançou nesta semana uma unidade móvel de vacinação para tentar aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite, que está baixa no município. A campanha nacional de vacinação termina sexta-feira (31) e a cobertura vacinal encontra-se em 70%, abaixo da meta do Ministério da Saúde, 95%. Em Fabriciano, a expectativa é de imunizar 5.400 crianças, mas até o momento apenas 3.690 foram vacinadas.

O secretário de Saúde, Ricardo Cacau, informa que a vacinação itinerante vai atingir principalmente as crianças que não compareceram ao Dia D. “Estamos preocupados, como em todo o Brasil, com a baixa adesão à Campanha de Multivacinação. O prefeito nos autorizou, além de fazer a busca ativa, levar a vacina até às crianças, para que os pais que não têm condições de locomoção ou são acamados consigam imunizar seus filhos. Não abrimos mão de imunizar 100% da nossa população”, concluiu.

Desde a terça-feira (28), técnicos de enfermagem das salas de vacina e da vigilância epidemiológica iniciaram também a vacinação e reavaliação do cartão de vacina dentro das creches e Cmeis. A orientação é que os pais observem os cadernos de seus filhos, pois será solicitada, por meio de bilhetes e avisos, a autorização para que a criança seja vacinada e o seja encaminhado o cartão de vacina as escolas.

Para que o município garanta a cobertura vacinal entre crianças de um ano a menor de cinco anos e impeça que a doença chegue à região, Fabriciano já adotou medidas como a exigência da atualização do cartão de vacina nas escolas e Cmeis. As crianças que retornaram de férias no início de agosto e que solicitaram consultas pediátricas deveriam ter o cartão atualizado.

Mesmo com o fim da campanha, os pais devem continuar procurando as Unidades para atualizar o cartão de seus filhos. Durante a semana, as salas de vacinas funcionam das 7h30 às 12h30 em todas as UBS’s. As exceções são as unidades do São Domingos (13h30 às 16h30) e do Santa Cruz e Centro (7h30 às 16h30).


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]