Unimed apoia seminário de saúde para idosos

Divulgação

Ao todo, em dois dias, foram realizadas diversas atividades, com o intuito de levar orientações e propor reflexões para os associados do programa

A Unimed Vale do Aço foi parceira da 24ª edição do Seminário de Saúde, realizado com o tema “Bem-estar emocional: Ser feliz faz bem”. A iniciativa faz parte do calendário de atividades do Programa Andanças, que é realizado na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo. Ao todo, em dois dias, foram realizadas diversas atividades, com o intuito de levar orientações e propor reflexões para os associados do programa.

“A faixa etária dos participantes já vem carregada emocionalmente com muitas coisas ao longo da vida. Nosso objetivo é falar de bem-estar emocional, sem uma abordagem negativa, e sim para melhorar a autoestima”, ressaltou Lena Nunes de Souza – Coordenadora do programa Andanças.

O tema desse ano “Bem-Estar Emocional” se ajusta muito nas nossas vivências do dia a dia, dentro do perfil do público do Andanças. É muito importante que os idosos estejam bem emocionalmente, informou Mário Lúcio de Souza – presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

A palestra de abertura foi realizada pela psicóloga Liliane Almeida que ressaltou as mudanças levadas pela globalização aos idosos, e que se não forem absorvidas de maneira leve podem causar depressão, medo e pânico. “As pessoas não estão preparadas para ver essas mudanças tão rápidas que estão vindo, por isso é importante orientar sobre a autoestima, a aceitação diante das mudanças e adaptação a elas”, orientou a psicóloga.

O seminário também contou com a interação do grupo de teatro Gente do Céu, que colocou os participantes para cantar e abordaram a importância de cuidar da saúde. Já no segundo dia de palestras, o assunto tratado foi “Capacidade Funcional”, ministrado pela Educadora Física, Ana Lúcia Neves. “A capacidade funcional tem relação com o gerenciamento de tarefas, com sentimento de utilidade. Aqui no programa eles se exercitam e se relacionam. Fazendo isso eles cuidam da saúde e estimulam a capacidade funcional”, disse a Educadora Física.

A associada Selma Maria Cardoso enfatizou que muitas pessoas não têm acesso à leitura e informações e o seminário foi uma oportunidade para aprender mais. “O tema deste ano é de extrema importância para todos nós que precisamos saber mais e aprender a lidar com as nossas fraquezas”, comemorou.

A Assistente Social do Setor de Responsabilidade Social da Unimed, Kátia Brito, destaca que, além da parceria no Seminário de saúde, a Cooperativa estabeleceu uma parceria no ano de 2018 para a realização do projeto Viva Bem, trimestralmente, junto aos idosos do programa Andanças, para levar informações relativas a promoção da saúde e prevenção de doenças para a terceira idade, descentralizando ainda mais as intervenções de saúde da cooperativa.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: