Urnas eletrônicas lacradas e prontas para eleições gerais

Wôlmer Ezequiel

Já foram lacradas as urnas eletrônicas que serão realizadas na Comarca de Ipatinga

Com a conclusão da transferência dos dados oficiais e realização de uma auditoria, as urnas eletrônicas que serão utilizadas na Comarca de Ipatinga foram lacradas, e estão prontas para serem usadas nas eleições gerais de 2018. A informação é do chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, que esclareceu os procedimentos já realizados nesse mês e o que ainda falta para ser realizado, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.

Em entrevista ao Diário do Aço, Leonardo informou que, no domingo (30), foi concluído com sucesso o procedimento de preparação das urnas, que inclui a transferência de dados, auditoria e lacração. “Agora, as urnas ficarão aqui no cartório eleitoral, aguardando o procedimento de embarque para o batalhão da Polícia Militar, no sábado (6), e sairão às 5h da manhã do dia do pleito para os locais de votação”, afirmou.

O chefe do cartório também acrescentou que entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5) ocorrerá a verificação de data e hora das urnas eletrônicas. “Além disso, desde o início desta semana, estamos preparando o material que será utilizado nos locais de votação e nas mesas eleitorais, como caneta, régua, cartazes educativos, lista de candidatos para deputados e senadores de Minas Gerais, dentre outros materiais necessários”, enumerou.

Auditoria

Leonardo Souza acrescentou que duas auditorias serão realizadas no estado para verificar os dados oficiais. A primeira ocorrerá no sábado (6), quando duas urnas eletrônicas sorteadas, uma da capital mineira e outra do interior, serão levadas para Belo Horizonte para serem auditadas. Já a segunda será realizada no domingo (7), quando 10 urnas, de todo o estado, a serem sorteadas no sábado (6), irão passar por outra auditoria. Todo esse cuidado é para coibir fraudes. “Na manhã do dia das eleições, o presidente de mesa, equipe do cartório e juízes irão se deslocar para a seção da urna sorteada e realizarão a auditoria, antes do início do pleito”, ressaltou.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: