Vacinação contra gripe prossegue até sexta em Ipatinga

Secom/ PMI

O município de Ipatinga seguirá recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

O Ministério da Saúde liberou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (05). Contudo, no estado de Minas Gerais somente os municípios que alcançaram a totalidade do público-alvo, que é de 90%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, receberão quantitativos extras. Em Ipatinga, do total de 43.195 munícipes que são alvo da campanha, já foram vacinados 31.964 (74% do público-alvo).

O município de Ipatinga seguirá recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, vacinando somente as pessoas definidas como público prioritário da campanha, que será finalizada no próximo dia 9, sexta-feira.

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informa que as doses para vacinação contra gripe estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, e convoca para serem imunizados os seguintes públicos: pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e particular.

A definição dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Proteção

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o ano de 2017 protege contra os três subtipos do vírus da Influenza (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). A recomendação da OMS para que sejam vacinados os grupos com maior vulnerabilidade para complicações e mortes.

A maioria dos registros de Influenza são casos leves e que se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o quadro clínico pode se complicar e gerar outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana.


Postado originalmente por: Diário do Aço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: