Vacinação contra pólio e sarampo ainda está abaixo das expectativas em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel/Arquivo DA

A criança que já estiver com o cartão vacinal completo receberá somente a dose de reforço contra as doenças

Nos sete primeiros dias da campanha de vacinação, somente 1.911 crianças foram imunizadas contra a poliomielite e 2.357 contra o sarampo, em Ipatinga. A ação, que ainda registra baixa procura, vai se estender por todo o mês de agosto. O objetivo é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 11.755 crianças. De segunda a sexta-feira, 17 Unidades Básicas de Saúde do município estão abertas das 7h30 às 15h30. Já o Dia D da campanha será realizado no próximo sábado (18), das 8h às 17h, em 20 salas de vacinação do município.

Até o momento, segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Mara Fernanda Alves, a campanha registra pouca adesão em Ipatinga, com somente 15,44% do público-alvo imunizado contra pólio e 19,29% contra sarampo.

“A criança, na faixa etária de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias, que não está vacinada contra o sarampo corre mais risco de ter sua saúde comprometida por complicações como pneumonias, encefalites, que são tipos de infecções cerebrais”, enfatiza a diretora. “Nós pedimos que os pais e responsáveis sejam parceiros nesta ação, comparecendo às Unidades de Saúde para garantir a imunização dos seus filhos”, acrescenta.

Ainda segundo a diretora, “a criança que já estiver com o cartão vacinal completo receberá somente a dose de reforço contra as doenças. Já aquelas que estiverem com seu cartão incompleto, receberão as vacinas necessárias para atualização e proteção”, explicou.

No ano passado, tanto a cobertura de poliomielite como a de sarampo no município ficaram abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. A média de vacinação no município foi de 80% de crianças imunizadas. Atualmente, há dois casos suspeitos de sarampo no município, sendo investigados por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, conforme dados do Ministério da Saúde.

Paraíso promove o dia D no sábado

No próximo sábado (18) será o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Santana do Paraíso. Todas as salas de vacinas em todas as unidades de saúde do município estarão funcionando das 8h às 17h. A meta da secretaria de Saúde do Paraíso é vacinar 95% do público-alvo, 1.976 crianças. Segundo Marcilene Alves, diretora do departamento de Vigilância em Saúde, até o momento foram vacinadas 573 crianças, representando 29% do público-alvo. Todas as crianças dentro da faixa etária devem ser vacinadas. Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacina da criança no momento de receber a imunização.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar