[Zero a Cem] Nova Carteira de Habilitação ganha tecnologia para evitar falsificações

QR-Code, marcas holográfica e d’água, além de dois números de identificação, já estampam 300 mil CNHs

A partir deste mês, as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) trazem um novo recurso, o QR-Code gravado no verso do documento. Para quem não o conhece, trata-se do código de barras bidimensional que, escaneado por qualquer smartphone, é convertido em conteúdo interativo.

A novidade, impressa em mais de 300 mil CNHs emitidas só na primeira quinzena de maio, foi apresentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), junto com o Ministério das Cidades, e vale para todo o país. O objetivo deste upgrade tecnológico, que inclui outros itens de segurança, como marcas holográfica e d’água, além de dois números de identificação do condutor, é evitar fraudes e agilizar as consultas ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apenas com a leitura do código, sem a necessidade de o agente policial ou de fiscalização digitar as informações contidas no documento.

Basta escanear a CNH, que todos os dados do motorista, como as infrações registradas no seu prontuário, são exibidos instantaneamente. Um dos casos mais comuns de falsificação, que é a troca da fotografia original por outra, será identificado imediatamente, já que a imagem verdadeira, contida no banco de dados do Renach, aparecerá na tela da consulta. Um avanço muito bem-vindo!

dia18-quintafeiralegislacao-novocnhcomqrcode
Nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) traz um novo recurso, o QR-Code gravado no verso do documento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: