Incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra ainda não foi combatido

Desde o último sábado (15) as chamas vêm atingindo o Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado. Cerca de 30 brigadistas de diversas regiões se deslocaram para combater o incêndio. 

O chefe do local, Carlos Henrique Bernardes, informou ao Portal G1, que há suspeita que o incêndio tenha sido intencional e criminoso. Como o parque está fechado desde março, por conta da pandemia do coronavírus, a equipe acredita que alguém invadiu o local e iniciou o incêndio.  

Brigadistas de outras áreas de conservação como da Serra da Canastra, Serra do Cipó e do Parque Nacional do Caparaó, se uniram para combater o fogo. A equipe ainda espera bombeiros de outras regiões para os reforços, que estão previstos para começar nesta terça-feira (18). 

Uma aeronave da Polícia Militar (PM) também tem ajudado no transporte da equipe para regiões de difícil acesso. E ainda é esperado outro avião, um governamental Air Tractor utilizado também para apagar o fogo. 

As chamas que já se alastraram até o Chapadão da Babilônia se iniciaram na portaria II do parque, que fica no distrito de São João Batista da Canastra. O fogo ainda não ameaça as áreas próximas à nascente histórica, as cachoeiras locais ou as comunidades. A área atingida só será contabilizada após o término do incêndio. 

Pesquisar