Procon fiscaliza aumento abusivo no preço de produtos no Centro-Oeste de Minas

Com o alto número de reclamações relacionadas ao aumento no preço de produtos essenciais no comércio, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) tem realizado fiscalizações em várias cidades da região Centro-Oeste de Minas. O aumento é consequente da pandemia do novo coronavírus que atinge o país.  

A busca por produtos essenciais aumentou neste período, principalmente itens de higienização, álcool e máscaras, e alimentos como leite e feijão. Com o aumento na demanda, os preços também são influenciados e consequentemente tendem a subir. 

A partir disso, o Procon tem feito a vistoria para verificar se o comerciante tem aumentado o preço dos itens por vontade própria, ou se o novo valor é consequência do preço elevado do distribuidor. 

O programa ainda alerta que o aumento abusivo do preço por falta do produto ou durante períodos de fragilidade do país, é considerado crime contra relações de consumo. Com isso, o infrator pode ser punido com multa e pena de reclusão de dois a cinco anos. 

Foto: Procon/Divulgação

Pesquisar