Solução de combate à Covid-19 é desenvolvida pela UFMG; Anvisa analisa a eficácia do produto

Por ser feito à base de nióbio e água, o produto não é tóxico

Uma nova solução para combater a Covid-19 foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo os cientistas, o produto à base de nióbio tem capacidade de proteger superfícies do novo coronavírus por até 24 horas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando a substância e, se obtiver resultados positivos, poderá evitar a proliferação do vírus em diversos locais. 

O professor do Departamento de Química da instituição, Luiz Carlos Oliveira, explicou que o produto pode ser manipulado em duas formas , sendo “aplicada na forma de gel ou líquido spray”. O pesquisador ainda apontou que “a solução tem ação prolongada para limpeza e desinfecção das mãos e não causa reações adversas, como sensação de ressecamento da pele.”

O docente ainda contou que a intenção é que o novo meio de proteção seja de baixo custo, para que todos possam utilizar. “Não deve ficar caro, a gente espera que não, para atender a sociedade”. A fórmula da solução consiste em moléculas de nióbios e não utiliza solventes. Por ser feito à base de água, o produto não é tóxico e pode ser utilizado nas mãos e na própria máscara.  

Os testes que comprovaram o sucesso do estudo foram realizados em um laboratório da Universidade de São Paulo (USP) e financiados por um investidor. 

Pesquisar