Al-Qurashi, líder do Estado Islâmico, foi informante dos EUA

Al-Qurashi é acusado de ter denunciado os rivais da sua própria organização

O atual líder do Estado Islã, conhecido Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurashi, foi revelado como informante dos EUA. O detento é descrito como prisioneiro “cooperativo” em relatórios divulgados recentemente. Ao que parece, al-Qurashi não perdia a oportunidade de denunciar rivais da sua própria organização. Seu verdadeiro nome é Amir Muhammad Sa’id Abd-al-Rahman al-Mawla, também conhecido como O Destruidor.

Nesta semana, foram revelados diversos relatórios sobre interrogatórios de quando al-Qurashi esteve detido em prisão americana no Iraque. Alguns documentos possuem anotações acerca do quão cooperativo o líder islã era. “O detento está fornecendo muitas informações sobre os associados do ISI”, diz um relatório que cita a sigla do Estado Islã em inglês.

Durante interrogatório em 2008, Amir Muhammad orientou as autoridades americanas para que localizassem o quartel-general da organização. Através das revelações, soldados assassinaram Qaswarah, segundo líder do grupo. Já ee outubro de 2019, al-Qurashi se tornou líder do Estado Islâmico após Abu Bakr al-Baghdadi ser assassinado durante operação das forças americanas na Síria.

Anteriormente, o Departamento de Defesa divulgou documentos não detalhados que classificavam al-Qurashi como informante. Contudo, somando com os novos registros, é notável que o prisioneiro forneceu aos EUA informações valiosas contra a organização terrorista que ele, agora, é líder.

Foto: Estado Islâmico/ Divulgação

al-Qurashi

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: