Saneamento básico de Uberlândia é o 3º melhor do Brasil

Instituto Trata Brasil divulgou o histórico da cidade no ranking nacional de saneamento básico

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está de volta ao terceiro lugar do ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil de 2021. A cidade já ocupava a posição em 2019, mas perdeu seu posto e ocupou a quinta posição em 2020. Já em Minas, o município é o primeiro colocado desde o início do estudo em 2009.

Foto: Prefeitura de Uberlândia / Divulgação

O Trata Brasil divulgou o ranking na última segunda-feira (22), referente a resultados de 2019. O estudo anual avalia o acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto das 100 maiores cidades do país. A pesquisa é baseada em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que o Ministério das Cidades divulga.

Foto: Acervo do Trata Brasil / Divulgação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) também se destaca na listagem, sua média de R$1,89 por m³ é a terceira menor tarifa no ranking. Para Adicionaldo Cardoso dos Reis, diretor geral do departamento, a conquista é reflexo de investimentos e trabalho realizado ao longo de anos.

Uberlândia lidera no ranking de municípios com mais de 500 mil habitantes e serviço 100% público, segundo a pesquisa. Sua melhor colocação ocorreu em 2013, como melhor saneamento do Brasil. Já seu pior resultado foi em 2015, ocupando a 9ª colocação nacional.

Confira aqui o ranking atual e outras edições do estudo.

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: