Capacitação é direcionada a diretores e especialistas das escolas das 17 Superintendências Regionais de Ensino que desenvolverão as iniciativas no ensino fundamental
Os treinamentos nesta etapa da educação básica são realizados em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), criadora da metodologia Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE Avançada), que norteia o programa, e prevê o direcionamento de esforços e recursos da escola em metas e ações para melhorias de seus resultados e processos.
A partir de novembro, o cronograma de treinamentos compreenderá as SREs Metropolitana B, Ubá, Poços de Caldas, Pará de Minas, Divinópolis, São João del-Rei, Juiz de Fora e Pouso Alegre.
Encontro de formação
Na SRE Metropolitana A, 31 escolas participam da iniciativa. Nessa segunda-feira (21/10), diretores e especialistas de cada unidade escolar tiveram a oportunidade de aprender sobre metodologias de gestão e organização. Entre as atividades, foram realizados estudos de caso, apresentação, caderno de exercícios e trabalhos em grupo.
O diretor da Escola Estadual Afonso Pena, Orlando Almeida, já tinha ouvido falar nas metodologias ensinadas na formação e está otimista com a novidade. “Esse programa é muito importante para nós, gestores. Acho que é uma mudança grande para o Estado e os resultados vão aparecer. Então essa capacitação facilita muito e esse apoio da Secretaria de Educação junto com a FDG vai alavancar os índices da nossa escola”, disse.
A analista educacional Fernanda Amaral é coordenadora da Gide Avançada na SRE Metropolitana A e acredita que as formações são essenciais para que o programa seja efetivo nas escolas.
“É uma metodologia que leva os gestores a fazerem o diagnóstico de suas realidades, de seus problemas e desafios. Pensar em soluções viáveis com os recursos que eles têm, além do estabelecimento de metas executáveis e de prazos a serem cumpridos. Além disso, há também a implementação do programa 5S, que busca um melhor ambiente escolar para profissionais e estudantes”, explicou Fernanda.
A coordenadora de projetos da FDG, Carolina Mendes, observa que a formação está apenas no início e que, em 2020, ainda haverá muitos encontros entre monitores da instituição e gestores escolares, inclusive dentro da própria escola.
“As primeiras capacitações serão com foco no diagnóstico que os gestores precisam fazer e no que precisa ser realizado. A partir do próximo ano, serão diversos encontros presenciais para orientar e fortalecer ainda mais a implementação do programa”, destacou Carolina.
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