Flexibilização: cultura começa a retomar seu lugar na capital dos botecos

Reabertura autorizada de cinemas, teatros e museus em BH marca vida nova para espaços tradicionais da cidade, com adoção de regras sanitárias. Circuito Liberdade será ampliado

cultura e o lazer em Belo Horizonte, conhecida como a Capital dos Bares, começam a voltar com toda a sua tradição na cidade ao ritmo do novo normal da vida depois da pandemia da COVID-19 e ganham mais fôlego. No momento da reabertura autorizada de cinemas, teatros, museus e outros equipamentos culturais, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) anunciou que assumiu a gestão do Circuito Liberdade e tem projetos para a ampliar o seu perímetro de atuação. A intenção agora é que, além do entorno da Praça da Liberdade, o projeto vá abraçar outros ativos do cenário cultural compreendidos na Avenida do Contorno.

Com a entrada de municípios mineiros nas chamas ondas amarela e verde do Plano Minas Consciente – programa estadual que define critérios de flexibilização da quarentena para abertura das atividades econômicas nos municípios –,  museus, galerias, salas de espetáculo e teatros podem reabrir suas portas. Apesar de a capital mineira não ter aderido ao plano, a prefeitura autorizou a reabertura. Os espaços privados da Praça da Liberdade devem voltar a funcionar na semana que vem.
A previsão de reabertura para visitação no Museu das Minas e do Metal é dezembro. A Casa Fiat de Cultura não tem data prevista, mas inicia na próxima semana uma exposição pelas vitrines. O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) retoma as atividades no próximo dia 4. O espaço será adaptado às novas medidas de segurança sanitária, com entrada apenas por meio de agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.
“Estamos muito contentes com o retorno das atividades presenciais do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. Há muito trabalho empreendido no cumprimento dos protocolos definidos pelas autoridades, e também muito cuidado no intuito de proporcionar, além de segurança aos nossos colaboradores e aos nossos visitantes, uma experiência cultural de qualidade ao nosso público”, destaca Leonardo Camargo, Gerente Geral do CCBB Belo Horizonte.
Os museus municipais de Belo Horizonte reabriram para visitação na quarta-feira. O Museu Histórico Abílio Barreto e o Museu Casa Kubitschek têm visitação de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h. O Museu da Moda e o Museu da Imagem e do Som têm visitação de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h. Para visitar, é necessário agendamento prévio, com horário marcado, respeitando a lotação de cada museu.
Fonte: Estado de Minas

Pesquisar