Globo aciona a Justiça para impedir que Turner transmita jogos

A Rede Globo entrou na Justiça contra a Turner afim de impedir que a emissora norte-americana transmita jogos do Brasileirão da Série A que o canal brasileiro tem contrato. Todo ano, a Globo renova contratos com times da elite do futebol nacional e detêm, com exclusividade, o direito de transmitir as partidas dessas equipes.

Porém, no dia 18 de junho desse ano, foi estabelecida a Medida Provisória 984 (MP 984), que prevê que os direitos de transmissão pertencem à equipe mandante e é onde se baseia a emissora Turner. Apesar de entender a nova lei, a Globo entende que a MP não pode retroagir e alterar contratos estabelecidos antes do novo decreto, mas sim ter um respeito já que se trata de acordos jurídicos.

A emissora norte-americana decidiu transmitir os jogos dos clubes, mesmo com os contratos de exclusividade firmados com a Rede Globo, que são: Vasco, Corinthians, Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Goiás, Atlético Goianiense, Botafogo, São Paulo e Sport.

Já o Bahia, Fortaleza, Palmeiras, Coritiba, Santos, Inter e Ceará têm contratos com a Globo para TV aberta e o pay-per-view e também fecharam com a Turner para TV fechada. O Atletico Paranaense fechou com a Globo para TV aberta e com a Turner para TV fechada. O Bragantino não negociou com nenhuma empresa de transmissão.

A emissora local liberou uma nota sobre o caso. Em uma parte, ela se posiciona da seguinte forma: “A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa. (…) A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. ”

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: