Governador inaugura batalhão da Polícia Militar para fortalecer combate à criminalidade no Triângulo

Nova e mais moderna sede em Ituiutaba vai garantir melhores condições de trabalho aos militares que atuam em dez municípios da região

O governador de Minas, Romeu Zema, inaugurou na tarde desta sexta-feira (29/11) a sede do 54º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. A unidade vai garantir melhores condições de trabalho para os militares e reforçar a segurança da população. O batalhão é responsável pelo atendimento de dez municípios e seis distritos, totalizando cerca de 200 mil habitantes.

“Para mim, é um grande prazer participar de uma inauguração em um estado que não tem recursos para investir. Seria algo impensável. Mas graças aos esforços de quem contribuiu, como o Ministério Público do Trabalho e outras instituições, estamos conseguindo, por meio de criatividade, inaugurar uma obra que vai ser extremamente útil para a cidade e toda a região”, destacou o governador, após homenagear com a entrega de placas os representantes das instituições e empresas envolvidas na construção da unidade.

Ainda em seu discurso, Romeu Zema citou os esforços das forças de segurança de Minas que, atuando mais integradas, possibilitaram a redução dos índices de criminalidade em todo o estado. “Muitas coisas não dependem de recursos, mas de trabalho. E nisso nós fizemos grandes avanços. Um exemplo claro é em relação à criminalidade. Estamos tendo as menores taxas em todos os tipos de crimes dos últimos oito anos, sem gastar mais. Simplesmente, fazendo uso melhor do que já existe”, afirmou.

Sede moderna

A nova sede, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Giovanne Gomes, representa grande avanço para o 54° BPM e o coloca em nova posição dentro da articulação operacional da PMMG, além de eliminar os custos com aluguéis. Viaturas e armamentos ficarão em locais mais seguros e o acesso à comunidade será facilitado e otimizado, reforçando ainda mais o trabalho pela manutenção da ordem e da paz social na região do Triângulo Mineiro.

O coronel afirmou que, apesar da falta de recursos para novos investimentos, é uma preocupação permanente da corporação melhorar as condições de trabalho dos militares.

“A Polícia Militar tem estabelecido algumas estratégias para melhorar a prestação de serviço junto à sociedade, mas também tem estabelecido algumas ações para trazer maior conforto para a tropa, nosso maior patrimônio, e também procurado a melhoria constante das nossas instalações logísticas. Esta inauguração é um exemplo de que podemos fazer da adversidade uma oportunidade. Essas novas instalações, além de aumentar o conforto da tropa, vão proporcionar uma potencialização do nosso trabalho”, disse o coronel.

Nova unidade

Foram investidos cerca de R$ 400 mil para a construção do novo batalhão, por meio de convênios e parcerias com os Poderes Judiciário, Executivo, Legislativo e do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). A área para a construção da unidade foi cedida pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

O prédio, que possui cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída, também vai abrigar a 255ª Cia – de atendimento comunitário – e a 256ª Cia, denominada Companhia de Recobrimento Tático Móvel, além de salas de operações, instruções, intendência e do monitoramento do Olho Vivo.

Além do governador Romeu Zema e do comandante-geral da PMMG, participaram do descerramento da placa o prefeito Fued José Dib, o comandante da 9ª Região da PMMG, coronel Cláudio Vítor Rodrigues Rocha, e o comandante do 54º Batalhão da PMMG, tenente-coronel Alisson Willian da Silva.

 

 

Fonte: Agência de Minas

Pesquisar