PIB do agro cresce 0,1% em 2018, segundo IBGE

Expectativa de safra recorde para o Algodão, segundo Abapa

O IBGE divulgou o resultado do Produto Interno Bruto, o PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país durante o ano, no caso, 2018. No resultado geral, o PIB brasileiro subiu 1,1%. De acordo com o IBGE, o agro que continua sendo muito importante para a economia, teve crescimento de apenas 0,1%. Quem detalhou sobre os motivos desse resultado, além de comentar outros assuntos, foi a jornalista do Notícias Agrícolas, Carla Mendes.

“Esse número chamou a atenção porque no ano anterior a agropecuária teve uma expansão de 12,5%. Esse resultado é bem diferente do ano anterior e chamou atenção. Esse crescimento de apenas 0,1% se deu em partes por conta dos problemas com o clima, que reduziram os potenciais da safra brasileira, de grãos principalmente. Também houve problemas pontuais que afetaram diretamente o setor, como a greve dos caminhoneiros, que dificultou o escoamento da nossa safra, levou a perda de animais, perda de outros produtos, como o leite. Tudo isso acabou provocando a redução do potencial do nosso PIB.”

E a expectativa para a safra de algodão na Bahia continua alta. Depois de diferentes instituições apresentarem esse dado, foi a vez da própria Abrapa, Associação dos Produtores da Cultura na Bahia, revelar que apesar de alguns imprevistos com o clima, a produção deve ser recorde.

Neste momento temos 100% do algodão baiano plantado. Com isso, a Abapa mantém a estimativa de aumento da área em 26% nessa temporada de 2018/2019, em relação a safra anterior. Devem ser 332 mil hectares em toda a Bahia. Com isso, e as projeções de um clima favorável, temos uma projeção de crescimento na produção de 15% com um total de um milhão e meio de toneladas entre caroço e a pluma. Agora o objetivo é garantir essa produtividade como resultado de um investimento maior entre tecnologia e insumos. Contou a especialista.

 

Fonte: Agência do Rádio Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar