Romeu Zema inaugura estação de tratamento de esgoto em Pirajuba

Com investimentos de R$ 4 milhões, cidade do Triângulo Mineiro terá 98% do esgoto coletado e tratado

Após reinaugurar a unidade de margarina da Sadia/Perdigão em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o governador Romeu Zema cumpriu, nessa quinta-feira (20/2), o Giro pelo Estado em Pirajuba, na mesma região. Acompanhado do prefeito Rui Ramos, que também é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Zema inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), obra que teve investimento de R$ 4 milhões.

Considerada uma cidade modelo na sua gestão, Pirajuba, com pouco mais de 8 mil habitantes, se destaca nas áreas da educação, meio ambiente e saneamento. Agora, no município, que já conta com coleta seletiva do lixo e abastecimento de água para 100% da população, 98% do esgoto será tratado.

Na oportunidade, o governador chamou atenção para as conquistas que a população teve nos últimos anos. “Pirajuba é um exemplo para várias cidades de Minas Gerais. Que outros gestores públicos venham ver o que acontece aqui”, frisou.

Zema destacou também que a inauguração da estação é uma iniciativa que deve ser multiplicada pelo estado. “É uma questão de saúde pública. Quando se trata o esgoto, você evita a contaminação dos rios e córregos. Isso se traduz em economia para a saúde. É um investimento dos mais inteligentes possíveis”, disse.

O prefeito Rui Ramos lembrou do compromisso firmado do Governo de Minas com os municípios em relação aos repasses constitucionais atrasados. “Nós, prefeitos, passamos uma dificuldade muito grande no governo passado. Fomos triturados, sonegados nos nossos repasses obrigatórios. O senhor negociou a dívida do governo passado com a AMM e o Tribunal de Justiça em 33 parcelas a partir de janeiro. Teve palavra e já pagou a primeira com todas as dificuldades que nós sabemos”, afirmou.

Também presente na solenidade, o presidente da Copasa, Carlos Eduardo de Castro, explicou que, com a inauguração da estação de tratamento, fica claro que a Copasa atende os municípios independentemente do seu tamanho. “Isto está totalmente alinhado com as diretrizes do governador Romeu Zema, de que nós devemos ter companhias que sirvam ao Estado e que, principalmente, sirvam ao povo mineiro. Esta, hoje, é uma demonstração clara a respeito disso”, destacou.

O governador ainda teve oportunidade de visitar uma usina de reciclagem de resíduos sólidos que movimenta, por mês, cerca de 10 toneladas de materiais reciclados, como papelão, vidro, pneus e plástico. Zema também conheceu uma creche, uma casa de apoio ao idoso, o tradicional clube Sociedade Esportiva Recreativa e uma escola que atende 535 alunos, do 1º ao 5º ano. Na unidade escolar, as salas são equipadas com ar condicionado, há sala de informática, piscina semiolímpica e, em breve, contará com um anfiteatro, que está em construção.

 

Fonte: Agência Minas

Pesquisar