Controlar a diabete ajuda na prevenção de infarto e AVC

Controlar a diabetes ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Por isso, os portadores da doença ganharam uma preocupação a mais. A diabete descontrolada se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue, que danifica os vasos sanguíneos. Isso propicia o acumulo de placas de gordura – principal condição para ocorrência de infarto e AVC.

Para o cardiologista e pesquisador da PUC – Campinas, Francisco Saraiva, a elevação da glicose acompanha outros transtornos metabólicos. Além disso, a maioria dos diabéticos é obesa, ou tem sobrepeso. “Nós sabemos que a gordura acumulada, no abdômen do indivíduo com excesso de peso, tem um papel muito importante na produção de uma serie de hormônios, que podem promover atividades inflamatórios e agredir vasos, atingir o miocárdio, dentre outros males. Se você não faz um controle adequado, o diabético pode evoluir para complicações de difícil tratamento”, diz em entrevista.

O especialista recomenda que os portadores de diabetes façam o acompanhamento diário dos níveis de glicose e sigam uma dieta saudável. Em alguns casos, quando o paciente evolui para o AVC, ou para o infarto, por causa do diabetes, as chances de óbito são maiores, se comparadas a outros fatores.

Para saber sobre o assunto, ouça a reportagem abaixo:

Postado originalmente por: Clube AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: