Levantamento da PM mostra que quase 1300 jovens foram presos neste ano em Patos de Minas

 

De acordo com levantamento feito pela Polícia Militar de Patos de Minas, a pedido do portal Clube Notícia, 1246 jovens – de 12 a 24 – foram presos, de janeiro a agosto deste ano. A maioria, 1068, é do sexo masculino. Os dados levam em conta todas as modalidades criminosas, que vão desde pequenas contravenções a crimes mais pesados, como tráfico de drogas e crimes contra vida. É elevado o número de menores, de 12 a 17 anos, que foram apreendidos no primeiro semestre deste ano: 298 meninos e 71 meninas. O número aumenta a partir dos 18 anos e chega a 770 prisões entre os homens e a 123 entre as mulheres. Os números vão ao encontro das estatísticas nacionais, que apontam que os presidiários desse grupo etário já somam mais de 165 mil indivíduos – cerca de 30% do total de encarcerados no Brasil.

Em entrevista para a equipe da Rádio Clube 98, o Major PM Fürst afirmou que é preciso olhar os dados com atenção e buscar meios para se reduzir a criminalidade nessas faixas etárias. “Sabemos que há uma grande lacuna nesses casos, que é a família. Quando a família está presente há uma grande chance de se obter sucesso com esse jovem”, explicou o policial. Além disso, o aumento nas prisões a partir dos 18 anos também é em decorrência disso. Para ele, há uma relação direta entre esse aumento e não recuperação dos infratores. “Quando você constrói um lar de base fraca, nada fica em pé. É uma base moral. Desde cedo é preciso dar base moral, de caráter, mas quando não se tem, esse individuo fica entregue ao que aprendeu na rua. O que contribuiu para que a criança, ou o adolescente, não se recuperem”, explicou.

Programas como o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas – são importantes para ajudar a reduzir o número de jovens na criminalidade. Para o Major, quanto mais informações as crianças, adolescentes e jovens tiverem sobre os males da criminalidade, menores são as chances de envolvimento com o mundo crime. “É um programa que vai realmente mostrar as consequências desse mundo. Essa é a nossa contribuição para a construção da base desse jovem”, disse em entrevista para a Rádio Clube 98.

Postado originalmente por: Clube AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar