UNIPAM cria estação monitoramento climatológico

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) criou a primeira estação de monitoramento climatológico da instituição. Os equipamentos estão instalados no bloco I, no campus da universidade. De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, professor de climatologia Adalberto Vieira, será possível reunir e analisar diversos dados climatológicos da cidade. “A gente pode observar intensidade luminosa, a gente pode observar precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e outros”, explicou para a reportagem do Clube Notícia.

O próximo passo é disponibilizar, para toda a comunidade, o acesso as informações sobre o clima da região. Para isso, é preciso a instalação de software – um programa de computador – para divulgação dos dados colhidos na estação. “Possivelmente, no próprio site do UNIPAM nós poderemos disponibilizar temperaturas, umidades e até mesmo a questão da água no solo, mas isso ainda será analisado”, informou Adalberto.

A estação é composta por equipamentos de alta tecnologia, com sensores que captam os dados da atmosfera e transferem as informações para o sistema da estação. Embora já esteja praticamente concluída, a estação ainda será inaugurada oficialmente.

Postado originalmente por: Clube AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: