Após denúncia do Clube Notícia, Prefeitura afirma que atenderá demanda dos moradores do Sol Nascente e Esperança

–>

Após denúncia do Clube Notícia, Prefeitura afirma que atenderá demanda dos moradores do Sol Nascente e Esperança

A Prefeitura de Patos de Minas enviou nota, ao jornalismo do Clube Notícia, informado que atenderá às reivindicações de moradores dos bairros Jardim Esperança e Sol Nascente. No início desta semana, eles reclamavam de mato alto, em um lote vago, ruas esburacadas e problemas com animais e insetos peçonhentos. Segundo a assessoria da Administração Municipal, todas as demandas foram encaminhadas aos responsáveis.

Os problemas envolvendo um lote sujo, na Rua Clarimundo da Costa Gontijo, foram repassados ao setor de Obras Públicas. A nota diz que o próprio chefe da pasta, Jair Valadão, se comprometeu em visitar o lugar. Caso o terreno seja de propriedade do município, a limpeza será providenciada, mas se for uma propriedade privada, o dono será notificado e pode ser multado.

As reclamações envolvendo o surgimento de animais e insetos peçonhentos também foram recebidas e repassadas ao Centro de Controle de Zoonoses. No entanto, neste caso, é preciso que a população adote algumas medidas de segurança, pois não há meios de eliminar as espécies (a nota abaixo explica como).

Os buracos também são um problema para os motoristas e moradores da região. Segundo informou a Prefeitura, a equipe da operação tapa-buracos foi comunicada e incluiu a Avenida João Batista Rodrigues no cronograma de recuperação das vias. Você pode conferir a nota completa abaixo:

 

Sobre a notícia “Cobras, escorpiões, mato e buraco: a dura realidade dos moradores do Sol Nascente e Esperança”, publicada em 14 de janeiro no site Clube Notícia, a Prefeitura de Patos de Minas esclarece:

1- a respeito da queixa sobre mato alto no final da Rua Clarimundo da Costa Gontijo, no Bairro Sol Nascente, o diretor de Obras Públicas, Jair Valadão, comprometeu-se a ir pessoalmente ao local até o fim desta semana, para verificar se a área denunciada é pública ou privada. Sendo privada, a responsabilidade da limpeza inicialmente é do proprietário, que será notificado pelo poder municipal caso isso ainda não tenha sido feito. 

2- quanto ao aparecimento de escorpiões na mesma região, o agente sanitário Marcos Antônio Santos explicou que quem encontrar o animal deve entrar em contato com o Centro de Zoonoses. Os responsáveis do setor vão vistoriar o local e orientar os moradores. Conforme ele, não há veneno contra escorpiões e a melhor maneira é tomar medidas preventivas, tais como:

* como os escorpiões têm hábitos noturnos, é ideal que nesse período os ralos dos banheiros sejam fechados ou cobertos por um tijolo. O mesmo deve ser feito em pias e tanques;

* fazer controle periódico de baratas, principal alimento dos escorpiões;

* manter ambientes  limpos, sem acúmulo de lixo, principalmente papel (atrai muitas baratas).

Marcos Antônio também explicou por que nesta época do ano é mais comum encontrar escorpiões. Segundo o agente, esses animais vivem e se reproduzem sobretudo na rede de esgoto, devido à umidade lá encontrada. Quando há a combinação de sol e chuva, a umidade do ar dentro e fora da tubulação fica equivalente, favorecendo que eles saiam. Esses animais têm hábitos noturnos, período no qual saem para caçar alimentos. Durante o dia, quando encontrados, geralmente estão em estado de dormência.

3- sobre a reclamação de buracos na Avenida João Batista Rodrigues, no Jardim Esperança, o responsável pela Operação Tapa-buracos foi comunicado a respeito da demanda e irá incluir a via no cronograma de trabalhos.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Pesquisar