Após reivindicação de vereador, idosos e deficientes terão gratuidade no Zona Azul

–>

Chuva e calor é a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.  Em Patos de Minas, de acordo com dados da secretaria municipal de saúde, já são 19 casos notificados de dengue no município. No ano passado, nesta mesma época havia 20 pessoas com suspeita de dengue e outras duas com suspeita de Chikungunya. 

Uma mulher, de 43 anos, morreu em Patos de Minas no Hospital São Lucas e, de acordo com laudo assinado pelo médico Ciro Rodrigues Paes, o óbito foi por dengue hemorrágica. Maria Ivone Gonçalves, que era moradora da cidade de Vazante, no Noroeste de Minas, morreu na madrugada deste sábado (2). Familiares acreditam que Maria Ivone pode ter contraído a doença em Uberlândia, onde havia passado alguns dias.  

O primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti LIRAa – 2019 foi feito pelos agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) entre os dias 22 e 25 de janeiro, em todos os bairros da cidade de Patos de Minas, onde foram visitados mais de 4 mil imóveis. De acordo com a agente de combate a endemias, Suelene Oliveira, o índice apontado foi de 2.1 e considerado de médio risco. Segundo a agente, o novo dado preocupa.  “Visitamos todos os bairros da cidade e em todos eles encontramos larvas do mosquito Aedes Aegypti. Por isso pedimos à população que colabore com a limpeza, não deixando água parada onde o mosquito possa reproduzir”, afirmou.

Em Minas Gerais o número de casos prováveis de dengue triplicou nos últimos dias. O boletim epidemiológico divulgado essa semana pela Secretaria de Saúde Minas indica que em 2019 há registro de 12.323 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue no estado. Há também 02 óbitos em investigação para dengue.

Reportagem: Edvar Santos

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar