Aterro sanitário de Patos de Minas está próximo da capacidade máxima; Prefeitura estuda terceirizar serviço

–>

Aterro sanitário de Patos de Minas está próximo da capacidade máxima; Prefeitura estuda terceirizar serviço

Em entrevista à Rádio Clube 98, o Secretário Municipal de Planejamento, Júlio César de Castro Fonseca, falou sobre a situação do aterro sanitário de Patos de Minas. De acordo com as estimativas do setor, a vida útil do local é de, aproximadamente, três anos e meio. Por isso, a Administração busca novas soluções. Técnicos da Secretaria de Planejamento visitaram Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para conhecer o modelo adotado pela cidade. A expectativa é de que haja terceirização do serviço na Capital do Milho.

“Nosso aterro sanitário está quase saturado; tem uma vida útil muito curta. Nós estivemos em Uberlândia para conhecer. E com esse aprendizado faremos o nosso termo de referência”, disse o secretário. Júlio também explicou que a terceirização é a opção menos onerosa para o município. “Teríamos de fazer um investimento muito grande pra comprar um novo terreno para o aterro. Sem falar que temos também algumas limitações legais”, afirmou.

A licitação para a contratação de uma empresa para administrar o aterro está prevista para este ano. No entanto, o trabalho ainda depende da análise dos técnicos da Prefeitura e, posteriormente, da liberação de licenças ambientais. “Nós não podemos ficar sem onde colocar lixo. Por o processo será um pouco mais rápido”, explicou.

Após a vista a Uberlândia, a secretaria já possui os modelos necessários para criação de um termo de referência para Patos de Minas. Na cidade do Triângulo, o aterro é terceirizado. O secretário Júlio ressaltou, entretanto, que, embora o aterro esteja próximo do limite aceitável, ainda há tempo suficiente para resolver a questão.

Por: Clube Notícia.

Foto: arquivo Clube Notícia – imagem de 2017.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar