Resolução do Conselho Estadual de Saúde rejeita proposta de OS nas unidades da FHEMIG; documento será enviado ao MP

O Conselho Estadual de Saúde publicou resolução contra a implementação das Organizações Sociais (OS), nas unidades da FHEMIG. O documento será entregue ao Governo Mineiro, ao Ministério Público de Minas Gerais e a outros órgãos da saúde. Além disso, o texto também pede a suspensão imediata dos estudos de viabilidade do modelo. Os conselheiros apelaram para a última convenção estadual de saúde, que rejeitou propostas de OS e Parcerias Público Privadas (PPP), na saúde pública.

“As deliberações das Conferências Estaduais de Saúde de Minas Gerais foram contrárias às Organizações Sociais (OS) e Parcerias Público Privadas (PPP), garantindo no Plano Estadual de Saúde de Minas Gerais, a manutenção do SUS 100% público”, diz trecho do documento.

Em conversa com a equipe da Rádio Clube 98, o Conselheiro Estadual de Saúde, Pedro Israel da Cunha, afirmou que a resolução será encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O objetivo é que o órgão da Justiça monitore a situação e tome medidas legais, caso seja necessário.

Caso Regional

Se a proposta do Governo for aprovada, trará impacto para a gestão do Hospital Regional Antônio Dias Maciel (HRAD). A unidade é atualmente administrada pela FHEMIG. Os funcionários afirmam que a proposta é um “caminha para a terceirização e venda do hospital”. Já a Secretaria Estadual de Saúde rebate o argumento e afirma que se trata apenas de uma mudança na administração.

Por: redação Clube Notícia.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar