Vereadores tentam barrar fechamento de cartórios na Zona Rural de Patos de Minas

A Câmara Municipal aprovou, em reunião ordinária, Moção de Apelo (036/2019), de autoria da vereadora Dalva Mota (PSDB), solicitando o não fechamento de cartórios na Zona Rural de Patos de Minas. O documento será enviado ao Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais.

Em entrevista à Rádio Clube 98, a vereadora explicou que o fechamento dos cartórios é prejudicial aos moradores da Zona Rural, além de desmantelar órgãos históricos no município. “Se um morador da Zona Rural precisar vira a Patos toda vez que necessitar de um serviço de cartório, fica inviável. Além disso, há cartórios com mais de 100 anos”, disse a parlamentar.

Os cartórios que podem fechar estão localizados em Bonsucesso de Patos, Pilar, Santana de Patos, Major Porto, Chumbo (Areado), Limeira e Monjolinho. “Nós já sabemos que tem pouca gente no meio rural e, com isso, a gente expulsa mais as pessoas de lá”, disse.

A motivação também foi criticada. Segundo a vereadora, o Estado busca economia, mas para ela, a questão não pode ser tratada apenas do ponto de vista financeiro. “Mas não pode ser financeiro para o estado, mas pode ser financeiro para os moradores da Zona Rural? Sem falar que várias pessoas podem perder seus empregos”, comentou.

Os vereadores aprovaram a Moção de Apelo e o documento será encaminhado ao Presidente do TJGM. Segundo foi informado na reunião da Câmara, os cartórios da Zona Rural serão fechados no próximo dia cinco de setembro.

Por: redação Clube Notícia.

Imagem: arquivo Clube Notícia.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar