Abertura oficial das atividades do Outubro Rosa em Ipatinga

Fotos: Secom PMI

Solenidade na segunda-feira (8), na entrada da prefeitura, marcou o início das atividades do Outubro Rosa

Em solenidade, prefeito anuncia que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início à realização de mil exames para rastreamento do câncer de mama em mulheres ipatinguenses, entre 50 e 69 anos de idade

Uma solenidade no salão de entrada da Prefeitura de Ipatinga marcou, na segunda-feira (8), a abertura oficial do Outubro Rosa, mês de mobilização mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Após as apresentação musical da banda Escola Municipal Cantar, o prefeito Nardyello Rocha, acompanhado da primeira-dama Aline Franco, destacou as principais ações que serão desenvolvidas no município em atenção à saúde da mulher.

“Prevenir é sempre melhor que remediar. Pedimos que as mulheres da nossa cidade procurem as unidades de saúde para realizarem a mamografia. O município vai disponibilizar 1.000 exames e realizará mutirão de preventivo. Além disso, diversas atividades relacionadas à saúde da mulher vão acontecer no Parque Ipanema, dia 21 de outubro. É nossa obrigação, enquanto poder público, participar de uma campanha tão importante como esta. O ‘Outubro Rosa’ mostra às mulheres a necessidade de se cuidar.

Prédio apresenta iluminação especial alusiva ao Outubro Rosa desde a semana passada

Em sua fala, a secretária de Saúde, Érica Dias, lembrou que os cuidados com a saúde da mulher também serão redobrados com as servidoras da Casa.

“As mulheres com mais de 25 anos podem procurar Departamento de Atenção Básica, que fica dentro da prefeitura para agendar o preventivo. Também é nossa intenção, zerar a fila de espera nas unidades de saúde, no que diz respeito à realização do exame de mamografia”, comentou a secretária.

Participaram da cerimônia as secretárias municipais de Saúde, Érica Dias, e de Educação, Eva Sônia Rodrigues, além de dezenas de servidores municipais, representantes do Grupo Se Toque, da comunidade e vereadores.

Ações de cuidado e prevenção
Desde segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início à realização de mil exames para rastreamento do câncer de mama em mulheres ipatinguenses, entre 50 e 69 anos de idade e/ou que tenham histórico familiar da doença. Os exames serão realizados em prestador de serviço conveniado com a PMI. A iniciativa permitirá que esta fila de espera seja zerada no município. Por isso, durante todo este mês, profissionais da Saúde realizarão a busca ativa deste público-alvo.

Já nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os profissionais da área também intensificarão as ações de cuidado com a saúde da mulher. Especialmente no sábado (20), as UBS’s estarão abertas, das 7h às 17h30, para realização de mutirões de preventivo, autoexame de mama e palestras educativas. Nas ações de planejamento familiar, a SMS oferecerá às mulheres interessadas, a colocação gratuita do contraceptivo DIU.

No dia 21, dentro das atividades do Domingo no Parque, a Prefeitura de Ipatinga realizará a 1ª Corrida Rústica do ‘Outubro Rosa’. Serão montadas também no Parque Ipanema, tendas de saúde, com instituições parceiras do poder público, para aferição de pressão, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, dicas voltadas à saúde da mulher.

Atendimento às servidoras municipais
Entre os dias 9 a 19 de outubro, das 7h às 17h, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, no 5º andar da PMI, realizará a inscrição das servidoras, que tenham entre 25 a 64 anos de idade, interessadas em realizar seu exame de preventivo. A coleta será feita nos dias 29, 30 e 31 no prédio da Prefeitura. Um consultório será montado no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e cada servidora será acolhida em um horário específico pelas enfermeiras da rede municipal de Atenção Básica para a realização do seu exame. Orientações de saúde também serão oferecidas durante o atendimento.

Saúde da mulher
Em Ipatinga, a rede municipal de saúde assegurou no penúltimo quadrimestre de 2018, a realização de 2.561 mamografias de rastreamento para mulheres. Cerca de 640 exames foram realizados por mês no município. Já a mamografia diagnóstica é ofertada apenas por solicitação médica, desde que os exames clínicos apresentem alteração. Já o preventivo do colo de útero (papanicolau) é assegurado na rede pública para mulheres que já deram início a vida sexual e deve ser feito anualmente.

A mamografia (exame de imagem da mama) permite a detecção precoce do câncer, já que mostra lesões em fase inicial, muito pequenas. Daí, a importância da realização do exame de dois em dois anos por mulheres com faixa etária entre 50 a 69 anos e que tenha histórico familiar da doença. Em caso de alteração, o município assegura o acompanhamento e tratamento gratuitos.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar