28 Congresso
Vale do Aço

Belo Horizonte se consolida como um dos principais carnavais do Brasil

Por: Diário do Aço 14/02/2018 10:32
Alexandre Guzanshe

Balanço geral do Carnaval 2018 será divulgado em coletiva na próxima segunda-feira, 19/01

A capital mineira entrou, definitivamente, para o circuito dos maiores carnavais do país. Apostando em um evento descentralizado, plural e inclusivo, norteado por uma gestão compartilhada, com respeito às suas origens e tradições, a cidade vem construindo um Carnaval único, que se destaca na comparação com outras capitais. Recente pesquisa do Google apontou o Carnaval de Belo Horizonte como o segundo melhor do Brasil, à frente de Recife e Rio de Janeiro, por exemplo.

Para o Carnaval de 2018, o Ministério do Turismo já havia colocado a cidade entre os seis principais destinos momescos do país e, passada a folia, a tendência é que Belo Horizonte se consolide como um dos principais destinos turísticos do país no período do carnaval.

“Mais que um Carnaval, a cidade ganhou um verão. Os preparativos da folia, incluindo ensaios de blocos de rua, festas e outros eventos, movimentam toda a cadeia produtiva, o que deixa nítida uma cidade alegre, viva, pulsante. São meses de atividades, o que traz pessoas de outras cidades, outros países. Além da promoção turística de Belo Horizonte, isso gera emprego e renda”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.

O resultado parcial de uma pesquisa qualitativa realizada pela Belotur entre os foliões mostra uma percepção muito positiva do Carnaval de Belo Horizonte. As palavras mais citadas por moradores da cidade e turistas foram ‘alegria’, ‘diversão’, ‘maravilhosa’ e ‘ótima’. Além disso, a nota média atribuída ao evento subiu em relação ao ano passado, refletindo os avanços na programação e na infraestrutura da festa. Érica Drumond, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais, confirma: “Os hóspedes estão elogiando muito todo o evento”.

Não são apenas os foliões que comemoram. A economia da cidade se aqueceu durante o período, gerando renda e emprego em diversos setores. A própria ABIH/MG projeta um resultado acima das expectativas, que já eram otimistas. “Os números confirmaram que os primeiros dias tiveram uma ocupação maior, porém essa ocupação se manteve alta depois”, explica Érica Drumond. “Nosso carnaval se consolida de vez, com um número expressivo de visitantes, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. O Turismo está em festa com esse novo produto turístico de qualidade”, complementa Jair Aguiar Neto, presidente do BH Convention & Visitors Bureau.

Vitória da cidade
Para o presidente da Belotur, o sucesso da folia em Belo Horizonte é uma vitória de toda a cidade: “O Carnaval é fruto de uma gestão compartilhada entre todos os órgãos da Prefeitura. Todo mundo quer que o Carnaval cresça, eu tenho certeza: os artistas que fazem a festa, os patrocinadores e, principalmente, a população. Esse é o momento de agradecer a todas as pessoas que fizeram essa festa acontecer”.

Além da Belotur, mais de 30 órgãos municipais se envolveram na realização do Carnaval, trabalhando junto a órgãos estaduais no Centro de Operações da Prefeitura, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros? ?e Polícia Civil. Os dados completos fornecidos por todos os órgãos serão divulgados pela Belotur em uma coletiva na segunda-feira, dia 19, mas já é possível ter uma dimensão dos esforços de todos os envolvidos no evento: uma parcial da SLU indicava mais de 1000 toneladas de lixo recolhidas até a terça-feira de Carnaval. Nos Postos Médicos Avançados, montados pela Secretaria Municipal de Saúde, foram cerca de 400 atendimentos até esta Quarta-Feira de Cinzas.

A Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência significativa até o momento, um dado a se comemorar. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania implementou uma campanha educativa contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, com destaque para uma ação de corpo a corpo junto aos ambulantes credenciados pelo município, durante a retirada de suas credenciais.

A BHTRANS avalia que toda operação de trânsito e transporte para o Carnaval Belo Horizonte 2018 foi bem-sucedida. Eventuais ajustes foram realizados conforme a necessidade e a movimentação dos blocos, sobretudo para garantir a segurança dos foliões e dos usuários do sistema de mobilidade. O planejamento, a atuação dos Agentes da BHTRANS e o serviço “Posso Ajudar?” foram fundamentais para orientar os foliões sobre o trânsito e as linhas do transporte coletivo.

Ainda nesta quarta-feira o Carnaval ainda estava nas ruas, com blocos que faziam o “saidão” do carnaval 2018. “Ainda teremos a apuração das Escolas de Samba e Blocos Caricatos na sexta-feira, é hora de concentrar todos os esforços para que tudo corra bem até domingo. Na segunda-feira divulgaremos um balanço, mas posso adiantar que ele virá extremamente positivo e que já é uma realidade falar do Carnaval de Belo Horizonte como um dos maiores e mais bem estruturados do país”, conclui o presidente da Belotur.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br