Chuva causa estragos e Defesa Civil mantém alerta

Secom PMI

Terreno que já estava instável desmoronou, destruindo o imóvel

A Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), em Ipatinga, mantém o plantão de 24 horas da Defesa Civil, com o monitoramento constante das áreas de risco no município. Entre os registros mais relevantes ocasionados pela chuva no fim de semana está o desabamento de uma residência na rua Boston, no bairro Bethânia. Não houve vítimas. A família foi alertada a tempo pela Defesa Civil e procurou abrigo na casa de familiares. O fato ocorreu na noite de domingo (4).

“A nossa equipe esteve no local para uma vistoria no final da tarde e foi constatado o perigo iminente. A família acatou as nossas orientações e deixou a residência, evitando assim uma tragédia. Uma decisão sábia e acertada, já que à noite realmente a nossa previsão se concretizou e a casa veio abaixo.
Muitas pessoas alertadas às vezes se recusam a sair do local de risco, mas este não foi o caso” – comenta o secretário Amador Francisco da Silva Neto.
O secretário acrescentou que a ocorrência contou com o auxílio do Corpo de Bombeiros Militar e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Com o deslizamento, houve a queda de um poste de energia elétrica.

Outras ocorrências
Também foi registrada, no domingo, a queda de uma árvore no bairro Vila Ipanema, próximo ao viaduto que corta a BR-458. O tráfego de veículos foi parcialmente interrompido, mas em uma ação rápida da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), os galhos foram retirados e, na madrugada de domingo para segunda-feira (5), a pista foi liberada. As duas árvores que caíram na avenida José Júlio da Costa no bairro ferroviários, também foram removidas.

Outra árvore caiu na manhã de segunda na pista sentido Coronel Fabriciano da avenida Pedro Linhares, trecho urbano da BR-381, próximo ao Viaduto da Comunidade, no bairro Horto. O trânsito em meia pista gerou uma fila de veículos que atingiu até as proximidades do Ipatingão.
Ocorreram ainda quedas de muros em áreas particulares nas ruas Araponga, no bairro Vila Celeste, Rosas no Bom Jardim, e na rua Turim, no bairro Bethânia. A Secretaria de Obras também está fazendo a desobstrução de vias na zona rural do município, na manhã desta segunda.

Previsão de sequência da chuva
Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, que mantém o site Climatempo e que auxilia a administração municipal com informações sobre as ocorrências de chuvas e a precipitação pluviométrica, é de que nas próximas 24h haverá chuvas de intensidade moderada a forte, podendo chegar a 60 milímetros neste período.
A Defesa Civil de Ipatinga atende pelos telefones 3829-8475 ou 199. Em caso de emergência, já há todo um contingente preparado para atendimento a população.
Entre os sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento estão: a inclinação anormal de árvores, postes ou muros, se for observado haver rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes das casas. Nestes casos é importante sair imediatamente do local e procurar um abrigo em lugares seguros.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar