Câmara Mirim de Ipatinga elegerá apenas aluno Ficha Limpa

Divulgação

As próximas eleições da Câmara Mirim ocorrerão em outubro de 2019

A Câmara Mirim de Ipatinga irá mudar os critérios para escolha dos vereadores mirins em 2019. A partir do exemplo da escola municipal Chirlene Cristina Pereira, que elegeu líderes de turma com base em alunos fichas limpas, a Câmara Mirim irá mudar seu Regimento Interno para assegurar que os próximos concorrentes ao cargo de vereador mirim também atendam a essa norma.

“Sobre aluno ficha limpa entenda-se aquele que tem bom comportamento na escola, rendimento escolar acima da média, que é 60%, não possua ocorrência disciplinar por desrespeito aos professores, colegas e a comunidade escolar como um todo”, explicou a diretora da escola Chirlene Cristina, no bairro Betânia, Rita Beatriz.

Ao saber que a Câmara vai mudar os critérios da escolha dos vereadores mirins tomando como base o projeto dos líderes de turma, que foi criado na sua escola, à diretora se sentiu grata. “Sobretudo porque este projeto criado é fruto de muito envolvimento de professores, coordenadores e conselho escolar”, resume.

O líder de turma reúne-se uma vez por mês e delibera em ações que favorecem o contato do aluno com a equipe diretiva. Como exemplo prático podemos citar que uma das tarefas dos líderes este mês foi dialogar com os demais alunos para juntos, fecharem a lista de aquisição de novos livros a serem comprados na escola.
“Por intermédio do líder, os demais alunos passam a ter voz na comunidade escolar”, comentou a professora da escola Suzimar Assunção.

O superintendente do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara de Ipatinga, órgão responsável pela Câmara Mirim, Tadeu Figueiredo, avaliou que a mudança regimental da Câmara Miriam significará a mudança de postura frente a uma realidade política.

“Nada mais justo que exigir de quem pleiteia um cargo, atitudes que o capacitem a ocupar uma cadeira como representante dos demais alunos. Em longo prazo, isso significa que o aluno irá observar mais em quem votar, ensinando a eleger melhor seus representantes. É uma mudança de postura escolar, que reflete numa postura de vida. É um verdadeiro exercício de cidadania”, elogiou o superintendente.

As próximas eleições da Câmara Mirim ocorrerão em outubro de 2019. Participam alunos de todas as escolas de Ipatinga, quer sejam públicas ou particulares.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar